Saturday, February 21, 2015

KaaS: Knowledge as a Service e o Gestor de Conhecimento Técnico (ponto de vista)





Talvez você nunca tenha ouvido (ou lido) esse termo, mas

trata-se de um dos serviços mais antigos do qual temos

conhecimento. “Vendendo” KaaS temos professores, instrutores,

escritores, consultores, técnicos, engenheiros etc. E, acredite

se quiser: este é um gigantesco mercado pouco

explorado.



O KaaS é uma crescente realidade no mundo corporativo,

especialmente em empresas que possuem contratos de serviços

contínuos para desenvolvimento, suporte e projetos. Os técnicos

envolvidos passam, cada vez mais, a participar de reuniões de

definição e de decisões das áreas de negócios que precisam dos

projetos.




"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/conhecimento-profissional-carreira.png"

alt="Imagem via Shutterstock" width="720" height="380">


Imagem via
"http://www.shutterstock.com/pt/pic-113744989/stock-photo-education-and-leadership-teamwork-as-a-learning-and-lead-icon-by-two-human-heads-frontal-and-side.html?"

target="_blank">Shutterstock




Fato: o perfil do cliente mudou. Quem contrata uma consultoria

atualmente deseja a presença de profissionais para entender

todas as opções que possui e para ajudar nas decisões. O

cliente quer saber o que é feito, quer ter o controle da

situação e deseja ter conhecimento mais profundo do projeto

para que exista continuidade mesmo após um rompimento de

contrato.



Outra coisa também mudou no mercado: fornecedores antes

concorrentes agora se encontram obrigados a trabalhar em

conjunto. A capacidade de colaboração e compartilhamento de

conhecimento entre fornecedores torna-se um ponto chave para o

bom andamento de projetos. Caso não exista um

"Comunicação em Gestão de Projetos - Fundamental para obtenção de resultados"

href=

"http://www.profissionaisti.com.br/2011/04/comunicacao-em-gerenciamento-de-projetos-fundamental-para-obtencao-de-resultados/">

canal de comunicação… o projeto corre sérios riscos.



Mas… então por que não existe um cargo de “gestor de

conhecimento técnico”?



Não o vemos agora, mas o veremos em breve. Basta pensar um

pouco nessa realidade na qual diversos fornecedores precisam

estar alinhados tecnicamente para concluir que precisa existir

alguém para fazer o “meio de campo”. Só que essa é uma nova

realidade… e o mercado ainda está amadurecendo.



Sério? Gestor de conhecimento técnico?



Analise comigo:



Então vemos que o gestor de conhecimento técnico vem se

tornando uma necessidade, mas… onde ele está e quem é ele?

Certamente não há ninguém melhor que um técnico com boa

vivência e entendimento de diversas áreas em TI para saber onde

está o conhecimento.



O que buscar, então, num gestor de conhecimento técnico? Qual o

perfil?



Sem o devido amadurecimento da função, torna-se um desafio

basicamente subjetivo definir o perfil profissional para tal

ocupação. Mas podemos traçar uma idéia preliminar a respeito. A

princípio, deve ser um profissional que:


  • tenha facilidade em se comunicar tecnicamente;

  • tenha grande vivência e profundos conhecimentos no ramo em

    que atuará;

  • seja capaz de passar conhecimento e “trabalhar” as

    limitações de outros profissionais e

  • consiga absorver conhecimento numa velocidade acima da

    média.


Será um profissional de grande importância para todo o mercado

de TI, pois é a partir dele que se desenvolverá a tão sonhada

excelência técnica nas empresas do ramo. É com o apoio dele que

os profissionais estarão em constante desenvolvimento e os

níveis de excelência técnica serão consideravelmente elevados

enquanto o mercado se torna mais humano.



Que venha a nova onda de profissionais do conhecimento e que

saibamos aproveita-los.



Texto publicado originalmente em

"https://mdmente.wordpress.com/2015/02/04/kaas-knowledge-as-a-service-e-o-gestor-de-conhecimento-tecnico/"

target="_blank">Blog mente de mente




0 comments:

Post a Comment