KaaS: Knowledge as a Service e o Gestor de Conhecimento Técnico (ponto de vista)
Talvez você nunca tenha ouvido (ou lido) esse termo, mas
trata-se de um dos serviços mais antigos do qual temos
conhecimento. “Vendendo” KaaS temos professores, instrutores,
escritores, consultores, técnicos, engenheiros etc. E, acredite
se quiser: este é um gigantesco mercado pouco
explorado.
O KaaS é uma crescente realidade no mundo corporativo,
especialmente em empresas que possuem contratos de serviços
contínuos para desenvolvimento, suporte e projetos. Os técnicos
envolvidos passam, cada vez mais, a participar de reuniões de
definição e de decisões das áreas de negócios que precisam dos
projetos.
Fato: o perfil do cliente mudou. Quem contrata uma consultoria
atualmente deseja a presença de profissionais para entender
todas as opções que possui e para ajudar nas decisões. O
cliente quer saber o que é feito, quer ter o controle da
situação e deseja ter conhecimento mais profundo do projeto
para que exista continuidade mesmo após um rompimento de
contrato.
Outra coisa também mudou no mercado: fornecedores antes
concorrentes agora se encontram obrigados a trabalhar em
conjunto. A capacidade de colaboração e compartilhamento de
conhecimento entre fornecedores torna-se um ponto chave para o
bom andamento de projetos. Caso não exista um
"Comunicação em Gestão de Projetos - Fundamental para obtenção de resultados"
href=
"http://www.profissionaisti.com.br/2011/04/comunicacao-em-gerenciamento-de-projetos-fundamental-para-obtencao-de-resultados/">
canal de comunicação… o projeto corre sérios riscos.
Mas… então por que não existe um cargo de “gestor de
conhecimento técnico”?
Não o vemos agora, mas o veremos em breve. Basta pensar um
pouco nessa realidade na qual diversos fornecedores precisam
estar alinhados tecnicamente para concluir que precisa existir
alguém para fazer o “meio de campo”. Só que essa é uma nova
realidade… e o mercado ainda está amadurecendo.
Sério? Gestor de conhecimento técnico?
Analise comigo:
- a crescente complexidade dos projetos exige a formação de
equipes multi-disciplinares que sejam capazes de absorver
conhecimento numa velocidade sem precedentes;
- se existe, por exemplo, um fornecedor a entregar
infraestrutura e outro a entregar aplicação, a possibilidade de
alinhamento técnico garante melhor resultado final sem a
necessidade de “retrabalhos”;
- empresas e profissionais vivem em dúvida sobre quais cursos
realmente precisam e quais métodos didáticos devem ser
adotados;
- a inexistência de
"Planejamento - Gaste minutos para ganhar horas " href=
"http://www.profissionaisti.com.br/2011/03/planejamento-gaste-minutos-para-ganhar-horas/">
planejamento adequado em relação a treinamentos acaba
resultando em perda de dinheiro (profissionais participando
de cursos redundantes, desnecessários ou com focos
diferentes) e
- sem uma estrutura bem definida de colaboracionismo, muito
conhecimento tende a ser restrito por não ser compartilhado com
profissionais de mesmo interesse.
Então vemos que o gestor de conhecimento técnico vem se
tornando uma necessidade, mas… onde ele está e quem é ele?
Certamente não há ninguém melhor que um técnico com boa
vivência e entendimento de diversas áreas em TI para saber onde
está o conhecimento.
O que buscar, então, num gestor de conhecimento técnico? Qual o
perfil?
Sem o devido amadurecimento da função, torna-se um desafio
basicamente subjetivo definir o perfil profissional para tal
ocupação. Mas podemos traçar uma idéia preliminar a respeito. A
princípio, deve ser um profissional que:
- tenha facilidade em se comunicar tecnicamente;
- tenha grande vivência e profundos conhecimentos no ramo em
que atuará;
- seja capaz de passar conhecimento e “trabalhar” as
limitações de outros profissionais e
- consiga absorver conhecimento numa velocidade acima da
média.
Será um profissional de grande importância para todo o mercado
de TI, pois é a partir dele que se desenvolverá a tão sonhada
excelência técnica nas empresas do ramo. É com o apoio dele que
os profissionais estarão em constante desenvolvimento e os
níveis de excelência técnica serão consideravelmente elevados
enquanto o mercado se torna mais humano.
Que venha a nova onda de profissionais do conhecimento e que
saibamos aproveita-los.
Texto publicado originalmente em
"https://mdmente.wordpress.com/2015/02/04/kaas-knowledge-as-a-service-e-o-gestor-de-conhecimento-tecnico/"
target="_blank">Blog mente de mente
0 comments:
Post a Comment