Saturday, February 21, 2015

Automatize suas tarefas com o Zapier TI





Todo bom desenvolvedor cultiva um “hábito saudável”: o de ser

preguiçoso. O desenvolvedor não quer perder tempo com tarefas

burocráticas e manuais, como por exemplo, escrever uma

documentação de API, um release notes, etc. O que ele

faz? Ele consegue uma maneira de automatizar o processo e criar

tudo isso de forma automática.



Quando estamos trabalhando em um projeto de desenvolvimento,

somos muitas vezes obrigados a utilizar ferramentas diferentes

em conjunto, cada uma com um propósito, vantagens e

desvantagens. Eu, por exemplo, lido diariamente com muitas

ferramentas: Trello (gerenciamento de tarefas), Jira (gestão de

projetos), Confluence (wiki), Google Calendar

(agenda), e assim por diante.



Muitas destas ferramentas conversam de maneira “indireta” umas

com as outras, ou seja, manualmente eu associo suas informações

para que fiquem consistentes com o contexto geral do projeto.

Um bom exemplo é o gerenciamento de issues. Para cada
issue criada no Jira, eu preciso criar um
card no Trello para que a minha equipe possa trabalhar

com ela dentro do
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"http://www.profissionaisti.com.br/2014/03/scrum-a-eficiencia-de-uma-sprint/">
sprint. Ou então, associar um evento da minha

agenda com uma issue do meu projeto.



Todo esse trabalho manual costuma ser chato e trabalhoso de se

fazer e, principalmente, gasta muito tempo, tempo que poderia

ser ocupado com codificação e resolução de problemas. Para

ajudar a solucionar este empecilho que existe a ferramenta
Zapier.




O Zapier é um serviço web que possibilita integrar aplicações.

Ele funciona de maneira muito simples: Você configura um “Zap”

que associa uma trigger a uma ação. A trigger

e a ação podem ser do mesmo aplicativo ou entre dois

aplicativos diferentes.



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"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura001.jpg">

"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura001.jpg"

alt="Figura 01 - Triggers e Ações" width="623" height=

"142">


Figura 01 – Triggers e Ações




Para entender como a ferramenta funciona, vamos criar um “Zap”

com as ferramentas: ToDoist (gerenciador de lista de tarefas) e

o Google Calendar (agenda). Sempre que eu criar um evento no

meu calendário, eu quero que ele automaticamente crie uma

tarefa no meu ToDoist, como por exemplo: “Jantar na casa da

Joana – Ter 22/10 às 20h”.



Primeiramente é necessário criar uma conta no Zapier. Existem 5

tipos de planos diferentes. Vamos criar uma conta
Free.



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"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura0021.jpg">

"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura0021.jpg"

alt="Figura 2 - Planos do Zapier" width="675" height="156">


Figura 2 – Planos do Zapier




Uma vez que você tenha feito sua conta, você será redirecionado

para sua Dashboard. A partir dai vamos em “Make a

new Zap
”.




"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura0031.jpg">

"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura0031.jpg"

alt="Figura 3 - Dashboard" width="655" height="283">



Nesta tela agora deveremos escolher qual aplicativo e sua ação

correspondente acionará uma ação em outro (não necessariamente)

aplicativo. No nosso exemplo, queremos que toda vez que eu crie

um evento na minha agenda, ele crie um tarefa no meu

gerenciador de tarefas. Então ficará assim:



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"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura0041.jpg">

"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura0041.jpg"

alt="Figura 4 - Trigger e ação" width="547" height="171">


Figura 4 – Trigger e ação




Para cada serviço que você quiser automatizar com o Zapier você

deverá autorizar o acesso a sua conta, caso contrário, não será

possível integrar os serviços. Feito isso, está na hora de

configurar.



Obviamente que para cada serviço diferente haverá configurações

diferentes. Para o nosso caso, deveremos:


  • Selecionar a agenda

  • Adicionar filtros (opcional): Caso você não adicione nenhum

    filtro nos seus eventos, todos eles resultarão em tarefas no

    gerenciador de tarefas

  • Configurar: Título, descrição, data e prioridade


Vale constar que na configuração podemos utilizar campos

automáticos, ou seja, é possível recuperar dados da aplicação
trigger para configurar a aplicação ação. Para nós, o

título, descrição e data serão dados que iremos recuperar do

evento no Google Calendar.



Vale reforçar que, para cada serviço diferente, iremos ter

campos de configuração e campos automáticos diferentes.



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"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura0051.jpg">

"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura0051.jpg"

alt="Figura 5 - Configuração do Zap" width="619" height=

"864">


Figura 5 – Configuração do Zap




Agora que configuramos o nosso “Zap”, o Zapier vai nos dar a

oportunidade de testá-lo. Basta clicar no botão “Test

Google Calendar trigger
” e seguir os passos:


  • Logar no Google Calendar

  • Criar um evento

  • Ativar busca manual

  • Pronto!


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"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/02/figura006.jpg"

alt="Figura 6 - Testar o Zap " width="567" height="164">


Figura 6 – Testar o Zap




Se tudo der certo, o Zapier irá criar a tarefa no ToDoist com

os dados do evento que inserimos no Google Calendar.


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