Thursday, January 6, 2011

Os segredos das grandes realizações na Web – Administração – Análise de Ponto de Equilíbrio

Preparem-se porque é um tanto entediante essa leitura, porém, extremamente importante para quem pretende ter sucesso em empreendimentos na web.

Fugindo um pouco da parte mais dinâmica dos assuntos abordados aqui vamos absorver um pouco de conhecimento administrativo que vale ser posto em prática para empreendedorismo Web e até mesmo para quem já está On-line.

Seja para desenvolver um projeto empreendedor ou para ter um poder de decisão menos divergente do resultado desejado, a Análise do Ponto de Equilíbrio é fundamental.

Mas, o que seria a Análise do Ponto de Equilíbrio que estamos comentando? Neste artigo vamos nos manter somente no lado financeiro do projeto. Posso afirmar que esse tipo de análise pode oferecer grande visão de um todo, portanto, ficaremos apenas no financeiro mas surgirão algumas dicas no decorrer da leitura.

A análise de ponto de equilíbrio resulta em saber quando o seu empreendimento terá estrutura financeira para seguir sozinho, se é viável continuar, parar, investir e assim por diante, quando ou quanto deverá investir para tais resultados, enfim, fornece a estimativa de quando ou o que precisa para seu projeto chegar ao equilíbrio financeiro, a grosso modo, quando que ele se paga.

As informações oferecidas pela análise poderão ser usadas como base de decisões estratégicas, como por exemplo: Quanto seus concorrentes estão vendendo, qual a participação de mercado e o quanto você deve desejar vender (dentro de uma lógica). Saber e ser realista sobre sua posição de mercado te faz pisar de forma segura e evolutiva. Não espere sair correndo e vencer seus concorrentes, sair na frente requer tanto investimento quanto preparo para grandes demandas e uma parte dos projetos não tem uma ou outra e a maioria desses não possui ambas. Então, calma, melhor um pequeno lucro do que um grande desastre.

A questão para realizar essa análise é como gosto de falar – A forma mais simples de encontrar a sanidade empreendedora – Quero dizer que, não adianta esperar resultados surpreendentes, o que serve para o crescimento sustentável de um empreendimento é a real situação de mercado, trabalhar com a realidade e claro com expectativas, mas nunca, repito nunca em hipótese alguma trabalhar somente com expectativas. Crie um senso de responsabilidade.

Quando essa análise fornece dados financeiros e de mercado proporciona também a capacidade de deslumbrar o impacto de preço e demanda existentes no mercado de atuação.

Por esses e outros fatores é que defendo que, a documentação administrativa deve existir e ser usada dentro de um empreendimento, principalmente se tratando de Internet já que é um mercado novo, instável e que a qualquer momento pode abrir novas possibilidades como fechar as já existentes. Um mercado onde os terrenos oscilam requer cuidados e profissionalismo. É muito fácil querer dizer que o mercado é superaquecido usando como exemplo internacionais Amazon.com, ou nacionais como NetShoes.com.br, Americanas.com.br ou Submarino.com.br, e te pergunto, quantos você já ouviu como exemplo de falência? Não quer dizer que não existam, quer dizer que o mercado Web está vivendo uma grande exploração, e quando isso ocorre as empresas prestadoras de serviços tendem a querer vender seu peixe vendendo ilusões. Sempre procure saber as garantias prestadas antes de contratar serviços de terceiros.

Uma Análise mostra o equilíbrio quando os totais de investimento e despesas do projeto são igualados pelo retorno, ou o que falta para chegar a esse equilíbrio. Neste momento encontra-se o equilíbrio para questões de posicionamento estratégico, como por exemplo, reduzir o preço do produto/serviço ou não, investimento de marketing para determinada classe social ou se migramos para outra massa de possíveis clientes, qual seu perfil de mercado e qual abordagem usar – Neste caso imagine a Apple tentando vender seus produtos para classes D e E, sendo que sua fatia de mercado está nas classes A e B, existe toda uma realidade analisada de mercado por trás disso, onde os tipos de abordagem para classes sociais são diferenciados, já que suas necessidades e desejos também o são. Esse ponto de equilíbrio permite uma visualização ampla de mercado, diria que permite até mais que isso, permite a tentativa de novos horizontes, já que por vez você já conseguiu o equilíbrio, que é na verdade o desejo de todo empreendedor – Equilibrar um projeto a ponto de poder decidir qual o passo a ser dado para o sucesso, que resumindo podemos dizer – Lucro.

Conceitos de Contabilidade

Agora vem a complexibilidade da questão.

Para entender o ponto de equilíbrio precisamos compreender os conceitos de contabilidade – Custos Fixos, Custos Variáveis e Margem de Contribuição.

Custo Fixo – São custos que todos os meses ou períodos de produção estão na folha de pagamento, despesas e contas a pagar quase que inalteráveis – Custos de salários, alugueis, internet e outros… Portanto esses custos são independentes de quantos serviços ou produtos se produzem ao mês, ou seja, não alteram com tanta relevância mesmo que você tenha produzido ou prestado serviços em escalas diferenciadas, por exemplo, em Janeiro vendeu 10 mil unidades, já em Fevereiro vendeu 30 mil unidades, mesmo assim seu custo de aluguel permanece imutável.Custos variáveis – São custos que dependem de outros fatores, como por exemplo – Comissões, mão de obra externa, investimento em novos locais de produção – Estes são gastos que de acordo com o período ou demanda são variáveis.Margem de Contribuição – É a contribuição dada por cada produto ou serviço prestado para a quitação dos gastos fixo.

Concluímos então que o ponto de equilíbrio nada mais é do que – Custos Fixos em comparação com Margem de Contribuição.

Na prática

Para facilitar o processo desgastante que é a produção de determinadas documentações como esta proposta aqui para melhorar a capacidade de decisão podemos fazer da seguinte forma.

Primeiro, descubra a margem de contribuição, ou seja, o quanto se gasta para fornecer determinado serviço ou demanda de produção. Subtraia os custos variáveis por unidade, em seguida divida os custos totais fixos, ou investimento para o caso de inicio do empreendimento, pela margem de contribuição unitária.

Na prática podemos exemplificar assim – a empresa Alpis está lançando um serviço no mercado Web, esse serviço tem o custo no mercado de R$10.000,00 cada, o custo variável para a Alpis prestar esse serviço para um cliente é de R$5.000,00, para manter a empresa e seus custos fixos mensais terá que ter em investimentos R$50.000,00/mês. Então:

R$10.000,00 – R$5.000,00 = R$5.000,00 (margem de contribuição unitária)

Agora temos o valor de contribuição unitária, assim podemos prosseguir calculando a próxima etapa.

R$50.000,00 (investimento fixo) / R$5.000,00 (margem de contribuição unitária) = 10 unidades/mês.

Simples assim, portanto por ser tão simples e pouco percebido por muito empreendedores temo que não tenham interesse no restante do artigo, então vamos mostrar o valor desse tema que abordo hoje – No que esses dados poderão me ajudar?

Simples, no caso da Alpis percebemos que para manter a empresa e o novo serviço oferecido no mercado deverá vender 10 unidades do serviço por mês para que assim possa estar em equilíbrio, já que neste calculo foi precisamente definido gastos gerais, taxas financeiras e tudo o que antecede a venda de um produto ou serviço para a expectativa x necessidade de mercado.

Tendo em mãos essa Análise pode-se concluir se é ou não viável tal serviço, quanto e quando produzir, como produzir, e quanto que se tem que vender para começar a ter retorno, isso facilita na hora de visualizar brevemente se há ou não lucro em seu empreendimento.

Digamos que, a Alpis vendeu neste mês 11 serviços, então olhando isso temos noção de que houve um lucro de R$5.000,00.

Até aqui usamos um exemplo simples com valores básicos para que os cálculos não fossem de difícil assimilação, mas claro que todo empreendimento necessita saber qual é seu ponto de equilíbrio, mas não só saber como também chegar e mais diretamente – lucra após alcançar o equilíbrio. Lembrando que, conforme demanda de mercado existem necessidades de adaptação e renovação do cálculo, ou seja, imagine que a Alpis conquiste o mercado e logo tenha que alugar um outro escritório, esse custo tem que ser absorvido no calculo e gerado um novo valor de quantos serviços mensais será necessário para o ponto de equilíbrio ser atingido.

Viram como é eficiente essa Análise, pontos críticos de um projeto que aparentemente é perfeito podem aparecer em uma análise como essa, que demanda apenas conhecer os custos operacionais, para chegar à conclusão final – Viável ou Não-Viável.

Para o próximo artigo vou tratar de uma abordagem para o tema – Alavancagem Operacional, e assim concluirmos esse tema administrativo.

Até a próxima.

Não se esqueça de enviar assuntos para meu e-mail de contato (contato@alpisconsultoria.com), terei prazer em fazer um Artigo sobre o assunto desejado.

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