Friday, January 28, 2011

Evolução das Redes Sociais: Tecnologia Web 2.0

Redes sociais – um conceito já conhecido, mas que vem sendo revitalizado e ganhando novas proporções com a evolução dos recursos web.

Atualmente, a tão falada comunicação boca-a-boca e o marketing one-to-one se fortalecem. Na evolução das redes sociais, podemos traçar uma linha evolutiva do conceito a partir das tecnologias e elementos ligados às Intranets corporativas, passando pelas Extranets e portais de colaboração com os clientes.

A tendência de tecnologia que está intimamente ligada ao princípio e evolução das redes sociais é a tecnologia Web 2.0 – que pode ser traduzida como a mudança no comportamento e perfil dos usuários, que vai ao encontro do princípio das novas formas de comunicação utilizadas nas redes sociais.

No Facebook, que é considerado hoje uma das principais redes sociais do mundo e conta com mais de 500 milhões de usuários, é possível participar de diferentes grupos, criar redes próprias, manter a privacidade de perfil, compartilhar fotos, vídeos e mensagens, postar anúncios e classificados, etc.

Atualmente, as ferramentas interativas são aplicadas tanto em ambientes corporativos como em redes sociais.

Outra tecnologia que vem sendo empregada nos ambientes corporativos são as wikis, ferramentas colaborativas que apostam na construção coletiva de conteúdos. A partir de uma base de dados pública ou restrita a um determinado grupo, os usuários podem acrescentar idéias, editar dados, corrigir possíveis erros e alterar informações, entre outros recursos dinâmicos.

As ferramentas baseadas em colaboração e interação também podem auxiliar as empresas a evitar a perda de capital intelectual, já que boa parte do conhecimento acaba ficando com os funcionários envolvidos nos processos há mais tempo, e pode se perder caso ocorra um remanejamento de posições, ou mesmo demissões.

Tendo como grande aliada à grande expansão da internet e suas aplicações, as redes sociais abrem um novo leque de oportunidades para as empresas analisarem com recursos de maior alcance as preferências, os perfis e hábitos dos consumidores, o que pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias de negócios mais certeiras junto ao seu público-alvo.

Uma questão começa a marcar presença nas análises e estratégias de mercado das empresas: como controlar o conteúdo publicado nesses espaços de maneira que ele seja revertido de forma positiva para a empresa em seus negócios?

A formulação dessa pergunta está especialmente relacionada ao novo status que os usuários das redes estão alcançando, com um alcance de comunicação e interação que pode abalar ou alavancar a reputação de muitas marcas.

Já em relação à maior exposição a ataques de vírus e outras brechas de segurança, é uma realidade que preocupa as empresas; a popularidade de serviços ou recursos que trazem o conceito de colaboração na web justifica a previsão de que as principais ameaças nesse campo aconteçam nas redes sociais, nos serviços baseados em cloud computing, aplicações web baseadas em browser e APIs.

A previsão de ampliação da popularidade das mídias sociais está no centro de todas essas motivações. De acordo com um estudo realizado pela IBM, o número de pessoas que participam de alguma rede social superará a barreira dos 800 milhões até 2012 e o tráfego na internet chegará a 20 mil Petabytes por mês, e as empresas também devem aumentar sua presença nas redes sociais.

Paralelamente à ampliação de investimentos neste segmento, a evolução das redes sociais deverá causar profundas transformações nas ações de marketing das empresas, além de influenciar a forma de se pensar e trabalhar a publicidade online e a publicidade em termos gerais.

O mercado de redes sociais móveis é promissor e até 2012 deverá movimentar cerca de 6 bilhões de dólares segundo a Juniper Research.

No mercado projetado com a ampliação das redes sociais, os consumidores assumirão cada vez mais um papel de destaque, seja na disseminação das informações e no desenvolvimento de novas tecnologias.

0 comments:

Post a Comment