Thursday, December 16, 2010

Glossário de SEO – Conheça termos básicos (ajude a complementar este post)

Aqui no PTI tem vários posts sobre otimização de sites, entretanto, não tem nenhum para pessoas leigas, que nunca ouviram falar sobre SEO. Por este motivo me motivei a escrever este post, falando de alguns significados do mundo do SEO.

Veja abaixo alguns posts sobre SEO publicados aqui no blog:

Page Rank: O Page Rank vai de 0 à 10 e é a forma como o Google mede a relevância de determinado site na web. Conheça a ferramenta do Profissionais TI para medir o Page Rank do seu site.
Obs: Ter o page rank maior do que outro site não quer dizer necessariamento que está melhor posicionado nos resultados de busca.

Traffic Rank: É o ranking de tráfego de determinado site que é medido pelo Alexa. Geralmente um site que tem muitas visitas tem um conteúdo relevante para o seu nicho. Veja o ranking do seu site

Black Hat: São técnicas utilizadas para enganar os mecanismos de busca afim de melhorar o posicionamento de um determinado site. Além de serem perigosas, são antiéticas e quando o uso é identificado o site pode receber punições, que pode chegar até mesmo na remoção do site da base de dados do buscador.

White Hat: São as técnicas permitidas pelos mecanismos de busca e que visam um melhor posicionamento de um determinado site. Elas são as boas práticas e se você quer se destacar sem correr o risco de ser punido, siga-as a risca.

Sitemap: É o mapa do site que ajuda os robôs dos mecanismos de busca a encontrarem seu conteúdo. Muitas vezes, além de ajudar no SEO, o Sitemap ajuda também na estrutura do site, facilitando a vida do usuário. Um Sitemap também pode ser gerado em formato XML (um dos formatos permitidos) para alertar os mecanismos de busca sempre que um novo conteúdo é adicionado ao seu site – muito utilizado em blogs.

Keywords: São as palavras-chave de seu site/negócio. Quando se está otimizando um site para mecanismos de busca é realizada a análise de quais palavra-chave são mais relevantes para o projeto e com elas são criados conteúdos, títulos e outros.

Link Farm: É o cultivo de links ou spamdexing. São criados vários sites que fazem a troca de links entre eles, para aumentar o número de backlinks (que são contados também para um melhor posicionamento em resultados de busca). Geralmente este tipo de site é feito automaticamente, por meio de programas e serviços automáticos. Esta é mais uma técnica Black Hat.

Keyword Stuffing: É uma forma de Black Hat que consiste em inflar o site com Keywords (sexo, jogos, nomes de empresas e/ou famosos e outras) que não tem relação direta com o conteúdo/negócio, tentando burlar o algoritmo de buscas afim de obter melhores posições nos resultados de busca.

Buscador Vertical: É um tipo de buscador mais centralizado e específico para determinado nicho. Este tipo de buscador é muito importante para o mercado e também para os usuários. Leia mais sobre buscadores verticais.

Estes são temos básicos para quem está iniciando na área. Se você sabe de outro termo importante ou viu algo errado dos que postamos, deixe seu comentário para atualizarmos o texto.

0 comments:

Post a Comment