New Post

Rss

Showing posts with label Facebook. Show all posts
Showing posts with label Facebook. Show all posts
Saturday, June 9, 2012
no image

Escândalos envolvendo as ações do Facebook agitam Wall Street

Estava tudo preparado e perfeito para o grande dia e finalmente o Facebook estréia no mercado de ações. Muitos sonharam com uma fatia gorda da bilionária empresa do jovem Mark Zuckerberg e em menos de uma semana um escândalo vem a tona: o Facebook teria escondido informações sobre IPO. E pior: a empresa da maior rede social do mundo teria dado informações privilegiadas à um grupo seleto de acionistas e enganado todos os outros!

Na véspera do IPO, as corretoras incentivaram seus clientes a comprarem ações do Facebook, pois era esperado um aumento de 50% do valor nos primeiros dias, como aconteceu com outras redes, a exemplo do Linkedln que teve um aumento de 100%  antes do quarto dia. Mas com o Facebook houve uma drástica queda de 14,13% em apenas três dias no mercado financeiro.

Entre os principais motivos para não valorização e a acentuada queda das ações do Facebook está o fato da rede ter oferecido muitas ações a um preço muito elevado. Se compararem ao Linkedln, que ofereceu em torno de 7,8 milhões de papeis, o Facebook com suas 460 milhões de ações oferecidas a preço de US$38,00 parecem exagero para os analistas financeiros.

Agora os investidores começam a especular sobre a avaliação da empresa, a rentabilidade e que o valor provável de valorização das ações foi apenas compartilhado com um grupo seleto de investidores. De acordo com os analistas da Wall Street, o Facebook não havia calculado corretamente os números da sua empresa. A companhia voltou atrás e mudou a projeção do seu crescimento de receita. A justificativa foi a grande transição de usuários para aparelhos móveis e o fato do Facebook ainda não conseguir aumentar o lucro em publicidade para esse tipo de usuário.

Um grupo de acionistas entrou com uma ação em um tribunal de Nova York nesta quarta-feira, alegando que as informações foram seletivamente divulgadas para os grandes bancos. Foi observado que algumas horas depois grandes bancos como Goldman Sachs, Morgan Stanley, JP Morgan e Bank of America reduziram as perspectivas de lucros do Facebook. O que é estranho é a coincidência que quatro bancos distintos cortaram suas estimativas para quantias similares em um espaço de tempo tão curto.

E a grande questão continua: Algum grupo seleto de pessoas recebeu informações sobre a oferta de ações da empresa que os investidores individuais não tiveram acesso?

Somado a esse possível fato, a Nasdaq também é processada por atrasar em meia hora as vendas das ações do Facebook na estréia. Milhões de investidores não conseguiram concluir suas negociações, comprando os papeis por um preço mais caro. A Nasdaq se pronunciou em pedido de desculpas e lamentou o erro técnico.

Com informações de CNN MONEY e CNET.

no image

Facebook quer aumentar seu “império” – Navegador Opera é o novo foco

Rumores apontam que o Facebook estaria de olho, e olhos gordos, em cima do Opera. Com seus 170 milhões de usuários, o Navegador Opera Mini mantém um bom relacionamento com fabricantes de celulares e operadores de telefonia. O que ninguém esperava é que os gigantes Google e Facebook fossem disputar o navegador.

Desde que começaram os rumores da possível venda do Opera, seu valor subiu 20% e a tendência é continuar subindo, o que dá uma capitalização de mercado no valor de $811 milhões. Acredita-se que o valor da transação pode chegar a US$1 bilhão se o Google e Facebook acirrarem a disputa.

Rumores a parte, nem tudo está tão certo assim no mundo dos negócios. O fundador do Opera, Dvorzak Invest, disse querer manter o navegador: “Eu quero focalizar no crescimento do Opera, pois há grandes oportunidades para ele”. Outro empecilho para a rede social é o relacionamento de anos do Opera com o Google, uma parceira duradoura e que pode beneficiá-lo nas transações, caso ocorram efetivamente.

O maior interessado no navegador mini é realmente o Facebook. Adquirir o Opera resolveria um de seus maiores problemas: o Facebook ainda não conseguiu gerar receita com os aparelhos móveis, solução que o navegador já descobriu. Além disto, economizaria tempo ao comprar um navegador estabilizado ao invés de criar o seu próprio.

Se conseguisse comprar o Opera, a empresa de Mark Zuckerberg aumentaria sua capacidade de direcionar publicidade e geraria mais lucros. Os analistas consideram que o navegador poderia complementar o Facebook da melhor forma possível. Até o momento, o que se sabe certo é que os acionistas do Opera estão “conversando com potenciais compradores”, mas ninguém confirmou se o Facebook estaria realmente na lista.

Com informações de CNET

Monday, May 21, 2012
no image

Facebook deve diversificar quadro de executivos e incluir mulheres no auto escalão

De acordo com fontes internas, o Facebook teria contratado um novo responsável para o setor de RH. Spencer Stuart, o mais novo recrutador da empresa, tem o objetivo de buscar novos diretores, incluindo mulheres. Sim! Pelo menos uma mulher deve ser chamada para fazer parte do conselho de administração. E, obviamente, um nome muito cotado para encerrar a hegemonia masculina no Facebook é o de Sheryl Sandber (Facebook COO), que guarda em seu currículo cargos notáveis, tais como Chefe de Gabinete do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

A contratação de mulheres não foi exatamente uma livre espontânea vontade da empresa, pois há meses Mark Zuckerberg vem enfrentando acusações de grupos feministas e de outras minorias por causa do seu quadro de executivos. Toda essa história começou no início deste ano quando o Sistema de Aposentadoria de Professores do Estado da Califonia afirmou que é inaceitável a existência de um conselho formado por sete membros, porque além de pequeno, ele é constituído apenas por homens. Em seguida, outros órgãos fizeram pressão para que o Facebook incluísse representantes das minorias, como os Hispânicos, na mesa de executivos de alto escalão.

No mês passado, uma campanha mobilizou a mídia internacional, dizendo ao mundo que o Facebook não deveria ir a público, nem ao Mercado de Ações (a prioridade 1 da empresa atualmente) com a atual diretoria. De acordo com os idealizadores da campanha, essa formação do quadro executivo passa uma imagem preconceituosa à população. Não muitos dias depois, o grupo Ultraviolet tomou a iniciativa de exigir que a empresa colocasse mulheres na diretoria.

A maior rede social do mundo, composta por nada mais nada menos que 900 milhões de usuários – onde a maioria são mulheres – até hoje tem apenas homens na liderança. Segundo a Catalyst, uma organização sem fins lucrativos que pesquisa o progresso das mulheres no mundo dos negócios, apenas 11% das empresas bilionárias apresentaram apenas homens no comando.

Se todo esse boato for verdadeiro, as exigências impostas serão atendidas, mas não exatamente da forma como eles querem. Uma mulher pode ser selecionada, mas ainda não haverá diversidade, afinal, a mesa continuará  a ser ocupada por uma maioria esmagadora de brancos e homens.

Com informações de ZDnet e Business Week.

Sunday, May 20, 2012
no image

Facebook anuncia que terá sua própria loja de aplicativos, a App Center

O Facebook anunciou ontem a criação da sua loja de aplicativos com o nome de  ”App Center”. Sua nova App store permitirá que todos os 900 milhões de usuários do Facebook tenham acesso aos melhores aplicativos em iOS, Android, para a Web e outras plataformas móveis. A loja traz novidades no conceito de vendas, como a valorização da alta qualidade dos produtos em detrimento da quantidade, ela foi projetada para  ser um lugar onde  os usuários possam conhecer o que há de melhor no mercado.

Obviamente, o Facebook irá vender seus próprios aplicativos na App Center, além de abrir as portas para outros desenvolvedores. Para cada venda de aplicativos, a empresa ganhará US$ 0,30. Essa é uma divisão muito comum no ramo e indica que o Facebook não está tentando ”ganhar nas costas” dos desenvolvedores. No caso de aplicativos que já são populares no meio e que podem ser facilmente encontrados, a loja apenas dará um link de redirecionamento, sem cobrar pelo serviço, como no caso dos apps: Draw Something, Spotify e Pinterest.

Não há duvidas de que a App Center gerará um bom fluxo de receita para a empresa de Mark Zuckerberg, além disso, será um ambiente mais eficiente para os utilizadores encontrarem as aplicações que desejam. A loja adotará alguns clitérios diferenciados para a exibição e ordem dos produtos. Os aplicativos que receberem uma alta nota do público ficarão em destaque e os que recebem notas mais baixas não serão listados.

As notas serão simbolizadas por estrelas, o que permite aos usuários terem uma noção da popularidade de cada app antes de baixá-lo. Segundo a Times, filtrar os aplicativos de acordo com a performance, os pagos e grátis mais baixados e os que receberam melhor aprovação dos usuários  será uma diferença marcante da App Center em relação as lojas da Apple e do Google.

A inauguração está prevista para as próximas semanas e quem quiser incluir aplicativos na nova loja do Facebook, deve criar a sua página de aplicação no Developer App, já disponível para os desenvolvedores. E quando a loja entrar no ar, você poderá acessá-la neste endereço:  www.facebook.com/appcenter.

Depois do sucesso mundial da rede, da compra do Instagram e agora a App Center, só nos resta saber se o Facebook alcançará o domínio global de gigantes como Google, Apple e outros.

Com informações de  The Telegraph

Wednesday, May 16, 2012
no image

Bing terá novo design e integração com Facebook

Depois dos rumores da venda do Bing para o Facebook e das calorosas discussões entre os acionistas da Microsoft, foi anunciado que a ferramenta de busca da empresa receberá um novo design e terá maior integração com Facebook e de outras redes sociais, como o Twitter. Diante dos prejuízos contabilizados em mais de US$6 bilhões com a ferramenta desde seu lançamento em Junho de 2009, as novas medidas aparentemente são frutos da tentativa desesperada em se tornar uma concorrência efetiva para o Google.

O design conta com uma nova barra lateral, que tem o objetivo de conectar os usuários com os amigos e outros conhecidos do Facebook que podem oferecer alguma ajuda relacionada ao termo da busca. Para tal inovação, a empresa se baseou em resultados de pesquisas que confirmam que 90% das pessoas consultam um amigo ou especialista antes de tomar qualquer decisão em suas vidas.

O novo serviço aparece no lado direito dos resultados e inclui um recurso já existente no Facebook apelidado de Friends You May Know, isto é, algumas sugestões de pessoas que você possa conhecer. As sugestões são baseadas nos temas em comum entre os perfis (do Facebook) – com base no que eles gostam, suas informações da rede social ou fotos compartilhadas, para que o usuário possa perguntar a outras pessoas sobre experiências relevantes e consultar suas opiniões de forma simples, relatou a Microsoft em seu blog.

Com esta nova ferramenta, ao pesquisar pontos de mergulho no Brasil, por exemplo, você pode descobrir que um de seus amigos tem várias dicas sobre a experiência e sabe um ótimo local, com base em fotos de sua última viagem.

As mudanças no buscador serão liberadas para usuários americanos ainda nas próximas semanas e posteriormente ao Reino Unido. De acordo com Marcos Swarowsky, da divisão de publicidade on-line da Microsoft Brasil, é prioridade da empresa neste momento trazer o produto para cá devido ao potencial do mercado, cada dia mais em expansão, e ao tipo de usuário que se tem aqui, definido como “tecnologicamente avançado” pela empresa. O foco agora é gerar resultados satisfatórios de busca para as características do país e combater a sobrecarga de busca de um modo geral.

Além da integração com  Facebook e outras redes sociais, o buscador oferecerá uma coluna no meio chamada de Snapshot, a qual possibilita o usuário realizar tarefas, como reservar ingressos para um show, sem sair do Bing e apenas passando o mouse sobre um resultado relevante.

Será que as medidas aumentarão as chances do Bing ficar a altura do Google Search?

Com informações de  BBC e Telegraph

no image

Será que devo usar o Facebook como parte da estratégia digital?

Essa é uma das perguntas com bastante presença em salas de reuniões na hora de conversar sobre o que o cliente espera de uma estratégia digital e de como ele considera viável para seu mercado essa mesma estratégia. Afinal, ninguém melhor do que o próprio cliente para compreender o seu mercado.

Isso não quer dizer que o cliente irá guiar o projeto por completo, mas quer dizer que ele tem um valor extremo no processo de guia da compreensão maior do mercado para um profissional de marketing digital. Vale lembrar que se ele soubesse o que fazer nesse ambiente, ele não contrataria um profissional, portanto, é bom ressaltar que o profissional contratado passa a ter papel também decisivo no processo de desenvolvimento da marca no ambiente digital.

Voltando ao ponto principal, o Facebook. A resposta para a pergunta que deu título a esse post é: SIM!

O Facebook, apesar de ter atingido recentemente o número de 900 milhões de usuários, é uma rede em expansão. Crescendo aceleradamente e, por mais que alguns profissionais reclamem ou discordem, existem regras rígidas que estão mantendo o Facebook mais Clean - organizado ao máximo possível – e isso é ótimo para os negócios.

Mas não se engane, 900 milhões não quer dizer que realmente grande parte do seu público-alvo está por lá. Mas quer dizer que as possibilidades são imensas.

Nem só de Fãs vive uma FanPage…

Uma boa estratégia de Social Media aplicada em Facebook não está relacionada somente ao número de fãs que a página possui. Esqueça por alguns minutos aqueles cases de milhões de fãs que você tem visto aos montes, principalmente se você é uma micro ou média empresa. Normalmente investimentos necessários não são aprovados pelos diretores dessas empresas de menor porte. Algumas se quer tem rendimento para tanto…

Uma boa estratégia no início prepara possibilidades e faz testes de conteúdo na rede, posteriormente começa a publicar de acordo com o que foi possível relacionar de informações no primeiro período de testes, logo aplica algumas novas ou velhas estratégias e continua a mensuração de resultados – Sim, aqui também se faz presente a lógica de Web Analytics.

O que preciso para um estratégia ser eficiente?

Antes de tudo, disposição para permitir que o Analista de Social Media possa trabalhar com todo o conhecimento que tem adquirido durante seu tempo de trabalho, o que chamamos de expertise.

Esteja aberto a negociação de uso do FacebookAds que, em resumo, é a maneira de anunciar conteúdo dentro do Facebook trazendo maior atenção para sua Fanpage ou links externos.

Esteja ciente que uma dobradinha muito eficiente é ter um Analista de Social Media e também um Gestor de Conteúdo. Um Analista de Social Media não necessariamente criará conteúdo, pois ele é responsável pela estratégia, por encontrar maneiras de criar interatividade, gerenciar a Fanpage e a publicidade no Facebook. Já um Gestor de Conteúdo pode muito bem usar os caminhos apontados pelo seu Analista de Social Media para o desenvolvimento de materiais de campanhas envolventes.

Outra dica importante é: Contrate ferramentas de apoio para facilitação do trabalho desses profissionais (pergunte a eles ou aceite as indicações que irão te fazer), além de maximizar o uso do tempo através dessas ferramentas, existe a redução de erros através de automatização de processos de muita interação humana.

Espero poder ter ajudado em algo. Um forte abraço e sucesso a todos.

Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.

Veja perfil e 69 post(s)

Wednesday, May 9, 2012
no image

Bing pode estar a venda e Facebook seria um possível comprador

Será que o mecanismo de busca da Microsoft está venda? Bing é o motor de pesquisa da Microsoft, concorrente do Google e do Yahoo!, e foi lançado em Junho de 2009 pela empresa. Em março deste ano mais de 30% das buscas nos EUA utilizaram o buscador Bing, o que demonstra um crescimento de 5% em relação a fevereiro, e uma queda surpreendente de 3% do Google.

Mesmo com esses dados, alguns executivos da empresa parecem não satisfeitos com o rendimento do buscador desde que foi lançado. Ano passado o jornal mais famoso do Estados Unidos, The New York Times, afirmou que o Bing é uma distração para os negócios da Microsoft e custa em torno de 2 milhões e meio de dólares anualmente para a empresa. Segundo a reportagem, o Bing seria melhor aproveitado se fosse vendido para o Facebook, ou até mesmo para a Apple.

Desde então há diversos rumores sobre a venda do buscador, mesmo com o pronunciamento do CEO da Microsoft, Steve Ballmer, negando a possibilidade da negociação. Segundo Ballmer, o Bing é “uma estratégia ativa para a companhia”, com benefícios que podem ser aproveitados como um todo. No entanto, tudo indica que alguns dos principais executivos da Microsoft continuam levando adiante a idéia da venda do Bing para o Facebook como uma melhor estratégia de lucro.

De acordo com o The Times, fontes não identificadas dentro das duas empresas revelaram que alguns empresários da Microsoft procuraram o Facebook para saber se havia interesse pela compra do buscador Bing, mas Mark Zuckerberg descartou a hipótese. Zuckerberg afirmou que sua empresa tem muitas coisas para se concentrar no momento e não seria viável a compra de um buscador. Mesmo com o pronunciamento do fundador do Facebook, parece que os empresários não desistiram da venda do Bing.

O fato é que para esses executivos, o buscador da Microsoft não passa de uma pedra no sapato do Google, nada mais do que isso. Eles não o vêem como algo promissor para o futuro da Microsoft. Se assim for, torna-se muito estranho que a Microsoft continue integrando o Bing em seus produtos e contratando grandes nomes da engenharia computacional para trabalhar na empresa.

Tudo indica que a gigante está se esforçando ao máximo para fazer o Bing se transformar em um gerador de receita. Não se sabe se o buscador está a venda secretamente ou se são apenas rumores. Será que Ballmer voltará em sua palavra e aceitará a venda do Bing?

Se estiver mesmo a venda, tomando como base a compra do Instagram pelo Facebook por $1 bi, qual seria o valor do Bing?

Com informações de  ZD Net e Business Insider.

Wednesday, November 30, 2011
no image

Google+ terá chances contra o famigerado Facebook?

Inaugurada em 28/06/2011, após um período de guarda a sete chaves na mais completa discrição, a rede Google+ estava inicialmente restrita para alguns convidados seletos. Com a proposta de integrar os serviços Google já conhecidos e tradicionais numa frente compacta e inovadora, introduziu-se o Circles, os Hangouts e os Sparks. Veja breve descrição de suas características no site: http://google-plus-invitations.com/google-features. Em 20/09/2011 a nova rede social foi aberta ao público em geral.

Apresentando tantas vantagens até então inéditas, não demorou para que a derrocada da concorrente Facebook fosse anunciada. Uma pesquisa preparada pela YouGov PLC e Bloomberg previu que a Google+ cresceria rapidamente a ponto de ameaçar a cria de Mark Zuckerberg, entretanto a predição não se concretizou.

Agora pendendo a balança para o lado oposto, o artigo da publicação online Slate desenha um futuro sombrio para a rede social da gigante Google. O problema relaciona-se à falta do que se fazer de interessante na Google+. E quando alguém tem uma idéia (por exemplo, criar perfis para negócios) a própria responsável pela criação, a Google, cai em cima com tudo, ameaçando usuários e fechando contas. As explicações dos representantes da empresa entorno das futuras vantagens que a Google+ conferirá para negócios e os pedidos de paciência não agradam aos empresários, que simplesmente estão acostumados a usufruir criativamente e sem sofrer assédio das tecnologias em seu benefício, vide Twitter que guiou-se precisamente pelas atividades, desejos e intenções declaradas pela sua base de usuários.

O tráfego na Google+ tem sofrido uma queda precipituosa, agora estabilizada, desde seu pico repentino no início. O problema está relacionado, segundo o artigo, à estratégia da Google em privilegiar o lançamento prematuro de produtos em detrimento da qualidade, optando por fazer melhoras incrementais. O que pode ter funcionado com outros produtos, como o Gmail, causaria uma péssima impressão inicial nos usuários da rede – e impressões ficam, tal qual ocorre nos encontros sociais entre pessoas de carne-e-osso.

E o que você acha leitor? A Google+ finalmente vingará triunfante, concretizando-se como ameaça duradoura ao fenômeno azul ou sucumbirá ao agouro implacável que já desvalorizou e esvazou redes sociais outrora promissoras?

Deixe sua opinião!

Estudante e profissional de informática especializado em tecnologia da informação, além de professor particular para reforço escolar e pré-vestibulares.

Veja perfil e 4 post(s)

no image

Buffy: o smartphone do Facebook com a HTC deve chegar em 2012

Está previsto para chegar ao mercado em abril de 2012, o smartphone desenvolvido pelo Facebook em parceria com a HTC. A informação foi divulgada pelo site Business Insider, que disse que o site AllThingsD se referia à segunda geração do aparelho ao divulgar a data de lançamento para daqui a 18 meses.

A ideia inicial era que o Facebook desenvolvesse o próprio aparelho para distribuir, sem custos, aos seus usuários. O retorno do projeto viria com a publicidade, mas o custo do projeto seria de US$ 700 por aparelho.

O Facebook procurou a HTC e, juntas, as empresas estão desenvolvendo o Buffy, um smartphone totalmente integrado com o Facebook. Por ironia do destino, o Buffy, roda uma versão modificada do Android da Google.

O projeto é liderado pelo CTO da rede social, Bref Taylor, e a empresa vem trabalhando em conjunto com toda a indústria móvel para trazer a mobilidade para mais pessoas.

Com informações de Terra

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.

Veja perfil e 268 post(s)

Friday, September 2, 2011
no image

Segundo o relatório da Eset, hackers preferem o Facebook

O Facebook foi o principal alvo de ataques hackers no mês de agosto, segundo o relatório apresentado pela Eset, fornecedora de softwares.

Segundo o relatório, todas as medidas de segurança apresentadas pelo Facebook foram insuficientes para garantir a privacidade e segurança de seus usuários.

O interesse dos hackers pelo Facebook aumentou depois que o grupo hacker Anonymous anunciou o seu ataque à rede social para o dia 5 de novembro (desmentido pelo grupo).

Aproveitando do pânico dos usuários, o que facilitou as ações, os hackers começaram a enviar mensagens com tutoriais para proteger os perfis que, na verdade, fazia com que os usuários abrissem as portas para os ataques.

A verdade é que muitos desses ataques tem o usuário como vítima e cúmplice ao mesmo tempo. Os criminosos usam do fator curiosidade para conseguir penetrar na rede.

O Facebook vem tomando medidas para melhorar a segurança do site, resta saber se estas serão suficientes.

Com informações de Terra

Saturday, August 27, 2011
no image

Página falsa da Apple no Facebook promove sorteio de 10 iPad2

Depois da descoberta das lojas piratas na China foi descoberta uma página falsa da Apple no Facebook que promovia um sorteio de 10 iPad2 de 64Gb.

O suposto sorteio dos iPads atraiu mais de 500 mil usuários à falsa página da empresa no Facebook.

A assessoria de imprensa da Apple alerta que a empresa não está realizando nenhum tipo de sorteio de iPad na rede social e que as informações oficiais da empresa só são publicadas no site oficial da Apple.

Apple não informou quais providências tomará a respeito do caso e o Facebook afirmou que não comenta esse tipo de caso.

Todo mundo querendo tirar uma casquinha da empresa de TI mais influente do mundo.

Com informações de Macworld Brasil

Wednesday, August 24, 2011
no image

Há vagas! Facebook abre escritório na Vila Olímpia, São Paulo

O Facebook anunciou que abriu seu primeiro escritório brasileiro. A nova sede da rede social fica em São Paulo, na Vila Olímpia. O capitão desse novo barco é Alexandre Hohagen, ex-presidente do Google que foi contratado pelo Facebook como vice-presidente da empresa na América Latina.

O objetivo da equipe brasileira será dar suporte às empresas e organizações que desejam se conectar aos 25 milhões de usuários brasileiros.

“Com o crescente número de brasileiros e latino-americanos utilizando o Facebook diariamente para se conectar não apenas com amigos, mas com marcas e causas com as quais se identificam, o Facebook proporciona a combinação perfeita de alcance e engajamento para empresas interagirem com seus consumidores”, ressaltou Hohagen.

Além do Brasil, o Facebook possui sede em países como Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, Reino Unido, Singapura e Suécia.

Confira as vagas em aberto no Facebook Brasil:

Sócio de operações de publicidadeGerente de comunicação para a América LatinaGerente de Políticas públicasDiretor de operações e vendas on-lineGerente de vendas diretasParcerias com clientesChefe de operações financeirasInscrições: facebook.com/careers

Antes era o Google dominando o mundo, agora é o Facebook. Quem será o próximo?

Saturday, August 13, 2011
no image

Grupo Hacker Anonymous quer destruir o Facebook

Grupo Hacker Anonymous anunciou que fará um ataque ao Facebook no próximo dia 5 de novembro. Depois de derrubar os sites do Pentágono e da OTAN, roubar gravações da News Corp e ajudar no conflito da Síria, o grupo hacker quer destruir o Facebook.

O evento seria um protesto contra as constantes invasões de privacidade e ao acumulo de poder que a rede social vem conseguindo nos últimos tempos.

Segundo o Anonymous, eles farão um ataque coordenado para tirar a rede social do ar. O dia 5 de novembro tem um valor simbólico, representa o dia em que Guy Fawkes, especialista em explosivos, tentou acabar com a vida do Rei Jaime I e explodir o parlamento inglês em 1605. Fawkes foi desmascarado nas vésperas do atentado e condenado à forca.

Veja o comunicado divulgado por eles:

“O meio de comunicação que todos vocês adoram será destruído. Se você é um hacktivista ou uma pessoa desejando proteger a liberdade de informação no mundo, junte-se a nós e ajude a destruir o Facebook e a salvar nossa privacidade. O Facebook vende informações dos seus usuários para agências governamentais e dá acesso clandestino a firmas de segurança para que elas espiem pessoas ao redor do globo. Algumas dessas firmas trabalham para governos autoritários, como os do Egito e Síria. Tudo que você faz no Facebook fica no Facebook independentemente das suas configurações de privacidade, enquanto deletar sua conta é impossível. Mesmo se você deletá-la, suas informações pessoais ficam no Facebook e podem ser lembradas a qualquer momento. Configura-lo para um modo mais “privado” é uma ilusão. O Facebook sabe mais de você que sua família. Você não pode fugir da realidade que vocês, pessoas da internet, vivem. O Facebook é oposto da causa Antisec. Vocês não estão seguros de nenhum governo. Um dia vamos olhar para trás e perceber que o que fizemos foi certo, e aí todos irão agradecer os árbitros da internet. Não estamos prejudicando, mas tentando salvar vocês. Os tumultos estão em curso. Não é uma batalha sobre o futuro da privacidade ou da publicidade, mas sim por escolha e consenso. As pessoas estão sendo levadas a fazer coisas das quais não entendem as consequências. O Facebook diz que dá opções aos seus usuários, mas isso é completamente falso. Ele dá aos seus usuários a ilusão de fazer isso, mas escondem alguns detalhes para “próprio bem” deles enquanto fazem milhões de dólares. Quando um serviço é gratuito, o que isso realmente quer dizer é que ele está fazendo dinheiro de você e das suas informações. Pense um pouco e se prepare para um dia histórico, 5 de novembro, #opfacebook. Esse é o nosso mundo agora. Nós existimos sem nacionalidade, sem base religiosa. Temos o direito de não sermos subjulgados, vigiados e usados para o lucro. Temos o direito de não vivermos como escravos”

Fonte: Estadão

Friday, July 8, 2011
no image

Loja da Rede Social: Sua Loja Virtual no Facebook Apps

Ano passado, estive no evento EcommerceVale lá em São José dos Campos. Por se tratar de um grande evento sobre E-commerce e Cases nacionais conheci o Enrico Franco, CEO da empresa Loja da Rede Social.

Em um papo descontraído, Enrico me falou dos grandes planos da empresa em chegar ao comercial do Social Commerce e comentou sobre seu grande projeto: Loja da Rede Social. Uma das 1º empresas especializadas em compra e venda diretamente de dentro do Facebook, uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e no mundo.

E agora neste ano de 2011, a empresa apresenta ao consumidor a possibilidade de vender dentro do Facebook. Mas como isso funciona realmente? Assista ao curto vídeo abaixo que demonstra todas as funcionalidades do projeto (app).

Detalhes importantes da Loja Virtual para Facebook:

Loja sincronizada com os correios para cálculo de frete.Vendas realizadas inteiramente dentro do Facebook.Certificação SSL de segurança para mais confiabilidade.Até 10 produtos por loja e 5 imagens em cada uma.Sistema disponível tanto para pessoas físicas como jurídicas.e muito mais…

Acesse: http://www.rafaeldesigner.com.br/blog/?dQ724MTc e tenha já a sua Loja Virtual no Facebook.

Marcadores: ,


Sunday, March 13, 2011
no image

Facebook cria ferramenta contra cyberbulling

Com o objetivo de criar uma cultura de respeito na internet, o Facebook está trabalhando em um conjunto de ferramentas para proteger o usuário da rede social do cyberbulling.

O anúncio foi feito em uma conferência sobre bulling, realizada pela Casa Branca e com a presença do presidente americano Barack Obama.

Segundo o Facebook, a rede social defende a cultura do respeito mútuo e exige que seus usuários utilizem suas identidades verdadeiras para que possam responder juridicamente por suas ações.

Até então, os usuários do Facebook podiam informar ao site sobre a existência de conteúdos ofensivos na rede ou que violassem os termos de uso. Agora, haverá a opção de enviar uma mensagem particular ao autor de tal conteúdo para tentar resolver a situação.

Caso não haja solução, o usuário pode informar ao Facebook o ocorrido e poderá incluir na denúncia o contato do representante legal (pai ou mãe) como contato da ocorrência.

Atualmente, é possível denunciar conteúdo ofensivo em fotos e publicações no mural, mas o Facebook pretende expandir o recurso para todas as áreas do site.

O Facebook também irá disponibilizar, no seu Centro de Segurança, um vasto material educativo sobre o assunto que poderá ser usado em campanhas, discussões e debates.

Com informações de IDGNow!

Friday, March 11, 2011
no image

Facebook Insights, o Analytics do Facebook

O Facebook liberou uma nova ferramenta para os seus usuários poderem acompanhar o desempenho das suas páginas na rede social.

Com o Facebook insights os usuários poderão acessar dados como a popularidade de um post ou o engajamento causado por ele. Também poderão ser avaliadas a proporção entre as visitas e o número de vezes que um conteúdo foi curtido.

Dados demográficos como idade, gênero, idioma e localização também estarão disponíveis na ferramenta.

Para utilizar o Facebook Insights você deve solicitar acesso/liberação - saiba como. O Facebook também lançou um guia completo sobre a ferramenta, disponível para download em http://www.facebook.com/insights.

Esse é mais um passo do Facebook para se tornar a melhor plataforma social para negócios do mundo.

Com informações de IDGNow

Saturday, February 26, 2011
no image

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, vira personagem de história em quadrinhos

Mark Zuckerberg já virou celebridade. Depois de ter a sua vida transformada em filme, “A Rede Social”, agora ele terá sua história desenhada nos quadrinhos de uma revista.

A Bleuwater Productions, editora canadense, acaba de lançar no mercado a revista em quadrinhos com a história de Mark Zuckerberg. Ilustrada por Sal Field e escrita pelo jornalista Jerome Maída, a revista tem 48 páginas e, por enquanto, está disponível apenas em inglês por US$ 6,99.

A produtora Hayden 5 apoiou o projeto e pretende transformá-lo em uma animação.

Diz ai, você compraria uma história em quadrinhos do Mark Zuckerberg?

Se você se interessou, veja a lista das lojas que comercializam a revista no mundo.

Fonte: 72DPI / Com informações de Olhar Digital

Marcadores: ,

Thursday, February 24, 2011
no image

Facebook abrirá escritório no Brasil

O facebook realizou seu registrou na Junta Comercial de São Paulo e em breve abrirá o seu escritório em território brasileiro para operações de vendas de publicidade online no país.

De acordo com o documento registrado na JUCESP, o facebook Serviços online do Brasil foi registrado como uma sociedade limitada que tem como sócios a Global Holding I, com R$ 1,00 de participação na sociedade e a Facebook Global Holding II, com R$ 999.999,00 na sociedade. Esta última com sede em Palo Alto nos Estados Unidos.

A intenção de abrir um escritório no Brasil era dada como certa depois da contratação de Alexandre Hohagen, ex-Google, para o cargo de diretor de vendas do Facebook na Ámerica Latina.

A abertura de uma operação no Brasil visa acelerar o crescimento do Facebook no país, um dos poucos mercados onde a rede social perde para o Orkut da Google.

De acordo com a ComScore, o Facebook possui apenas 9,5 milhões de usuários brasileiros contra 43 milhões do Orkut. No mundo o Facebook conta com 596 milhões de usuários contra 85 milhões do Orkut.

Fonte: 72DPI / Com informações da INFO

Marcadores:

Friday, February 18, 2011
no image

Google e Facebook travam uma nova briga: dessa vez pela compra do Twitter. Quem vai levar?

De acordo com o The Wall Street Journal, os executivos do Twitter conversaram com o Google e o Facebook, entre outras empresas, sobre uma possível compra da maior rede de micro blogs do mundo.

Segundo o jornal o Twitter está avaliado em algo entre US$ 8 bilhões e US$ 10 bilhões e as negociações, que já duram alguns meses, estão longe de chegar ao fim.

Uma pesquisa divulgada pela eMarketer, estima que o faturamento publicitário do Twitter será de US$ 150 milhões em 2011, mais que 3 vezes o faturamento do ano de 2010 que ficou na casa dos US$ 45 milhões. Para 2012, a estimativa é que este faturamento chegue a US$ 250 milhões.

Agora, resta-nos aguardar para ver quem vencerá essa batalha e levará o passarinho azul.

Fonte: 72DPI / Com informações de Olhar Digital

Marcadores: , ,

Saturday, January 15, 2011
no image

Usando a FBML – Facebook Markup Language

Usando o FBML (Facebook Markup Language) em Campanhas

Hoje trago a vocês uma grande ajuda para quem está entrando no mundo das Mídias Socias. Pensando sempre em melhorar nossa comunicação, irei mostrar como customizar uma página do Facebook usando desde descrições, imagens, eventos até vídeos para gerar mais fãs com um conteúdo de qualidade.

Um dos pontos mais envolventes nas Fan Pages (página de fãs), é a possibilidade de usar uma linguagem própria da rede social, capaz de substituir o tradicional HTML. Com ela, abre-se a oportunidade de criar diferentes meios de divulgação interativa dentro de sua página.

Conhecida como: FBML, ou Facebook Markup Language, a linguagem tem como principal característica a adição de uma aba na sua página de marca. Dentro das configurações, é possível inserir uma codificação. Tal código pode vir de um design, uma simples imagem de boas vindas, um formulário de envio de contato… Enfim, tudo que já usamos atualmente nas páginas fora da rede social, mas sempre usando as TAGS oficiais do Facebook.

E para quem pensa que trabalhar com FBML é complicado, caiu do cavalo, pois não é. Para começar, é preciso ser administrador de uma página. Para adicionar o aplicativo a ela, visite o site oficial do FBML dentro do Facebook e clique no link no menu “Adicionar à minha página”.

Adicionando o FBML a Página de Fã Adicionando o FBML a Página de Fã

A partir daí, volte às configurações de sua fan page (através do link “editar”) e escolha no menu esquerdo a categoria “Aplicativos”. Ali, você verá os aplicativos instalados. Encontre o App FBML e clique em “Ir para o aplicativo”.

Liberando Acesso ao FBML Liberando Acesso ao FBML

Agora você será direcionado à uma página simples, de apenas dois campos: “título da caixa” e “FBML”. O primeiro é responsável pela nomenclatura da aba na página principal, ou seja, o título da caixa e o segundo é o local para inserção do código para divulgação do conteúdo desejado. Escreva um texto qualquer nesta área e finalize salvando as alterações. Volte para a home de sua fan page, no final nas caixas principais irá aparecer a guia que você acabou de criar.

FBML funcionando dentro da FanPages FBML funcionando dentro da FanPages

Como qualquer outra linguagem de programação, a FBML possui seus termos e códigos próprios, assim, para utilizá-los é necessário conhece-los acessando: http://developers.facebook.com/docs/reference/fbml/. E só para deixar um gostinho da programação segue 2 exemplos abaixo:

Código HTML

Blog Rafael Designer

Usando Flash