Assegure a qualidade do seu código Python – Clone Digger
Mesmo que você possa verificar a qualidade do seu código com pep8, Pylint e Pyflakes, uma das virtudes de um projeto de software é não possuir código duplicado (leia mais sobre DRY). O fato é que tanto intencionalmente como propositalmente, podemos duplicar um trecho de código e acabar prejudicando manutenções futuras (atire a primeira pedra quem nunca deu aquele CTRL+C e CTRL+V, e prometeu um refactoring depois).
Para facilitar a busca por código duplicado, podemos utilizar uma ferramenta chamada Clone Digger. Prático, rápido e muito simples. Agora ficou fácil “caçar” código duplicado em projetos Python.
Por tratar-se de uma ferramenta bem objetiva, não há muito o que falar sobre o Clone Digger. Então, vamos direto para a parte prática.
Para iniciar a análise, basta chamar o executável apontando para o diretório do seu projeto:
$ clonedigger meuprojeto/Será gerado um arquivo chamado output.html, com um relatório detalhado (como este). Serão apresentadas informações como a quantidade de arquivos analisados, quantidade de “clones”, de linhas duplicadas e um apontamento com os trechos de código que a ferramenta concluiu como “clones” (não necessariamente iguais, mas semelhantes).
Particularmente, a ferramenta me ajuda bastante a determinar se certos trechos de código não poderiam ser herdados por uma classe pai, ou algumas rotinas costumeiras não poderiam ser encapsuladas em funções.
Até a próxima…
Fonte: Klaus Laube
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ), Técnico em Informática com ênfase em Sistemas de Informação pelo Centro Politécnico Geraldo Werninghaus (CEPEG). Desenvolvedor Web defensor dos padrões Web. Usuário Linux, apaixonado por Python e alucinado por Django. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.
0 comments:
Post a Comment