Friday, March 30, 2012

Dicas para a Certificação OCJP (Oracle Certified Java Programmer)

Olá pessoal,

Eu sou o Thiago Marques O. G., trabalho como Analista de Sistemas desenvolvendo aplicações na plataforma Java tanto web quanto desktop, e hoje vou falar de um assunto que interessa a muitos programadores Java que estão iniciando a carreira e até os mais experientes. Vou falar a respeito da OCJP (Oracle Certified Java Programmer), que recentemente realizei o exame e tive sucesso obtendo a certificação.

Para aqueles que almejam obter essa certificação, a primeira dica é que iniciei meus estudos em 2011 com o livro Certificação Sun Para Programador Java 6 Guia de Estudos dos autores Bert Bates, Kathy Sierra, que abrange todo conteúdo necessário para a realização da prova.

O livro é dividido em 10 capítulos que abordam: Declarações e Controle de Acesso , Orientação a Objeto, Atribuições , Operadores , Controle de Fluxos,Exeções e Asserções, Strings, E/S, Formatação e Parsing, Genéricos e Coleçoes, Classes Internas , Threads e Desenvolvimento. Os capítulos mais difíceis de estudar foram Genéricos e Coleções, Strings, E/S, Formatação, Parsing e Threads, que utilizei o método de fazer resumos enquanto estava lendo. Estes geraram mais questionamentos em alguns pontos, então eu codificava e “debugava” sobre o assunto. Ao deitar eu realizava a leitura do resumo, assim fixando melhor o conteúdo.

Outra tarefa muito importante é fazer os exercícios que o livro propõe e realizar simulados como: o ExamLab que é freeware – tem o Whizlabs que é pago, porém tem perguntas de demonstração e o TestKiller que é bem parecido com a prova. Após realizar um simulado revise as questões e tente resolvê-las novamente até atingir a perfeição. Uma técnica muito importante que o livro repassa é, quando responder uma questão lembre-se de qual ou quais conceitos estão sendo abordados na questão, não espere ser avaliado somente sobre um assunto por questão, são feitas muitas “pegadinhas” como nomes inválidos de variáveis junto com um for aninhado e operações complexas, distraindo a atenção do real objetivo sendo cobrado no momento.

O livro citado anteriormente possui resumos objetivos dos capítulos, abordando pontos chaves que devem ser fixados para o exame, que recomendo leitura próximo da realização da prova. Acima de tudo, para obter a certificação é a necessário determinação e disciplina nos estudos, pois comecei ano passado meus estudos mas nunca tinha me dedicado o suficiente, sempre estava lendo mas não tinha uma frequência, e percebi que não adiantava da forma como estava sendo feito. Foi então que utilizei as férias da faculdade para dedicar tempo aos estudos e assim cheguei ao meu objetivo obtendo suceso de 96,6% de acerto na prova.

Estou disponibilizando um projeto feito no NetBeans que contém várias classes de testes que utilizei durante meus estudos, lembrando que é material utilizado em testes pessoais de aprendizado, sempre testando possibilidades de resultados (não substitui o livro e não abrange todos os assuntos da certificação).

Uma coisa que recomendo fortemente é fazer o download do aplicativo NotePad++ e codificar nele. Não tem autocomplete nem dicas de erros de compilação como o NetBeans, assim irão se acostumando com o código. Esqueçam o atalho “CTRL + SPACE” no seu dia-a-dia e faça na raça, só assim você não irá depender de uma ferramenta (IDE) para desenvolver (programador tem que saber programar até no bloco de notas e compilar em linhas de comando do console).

Espero que tenha ajudado em algo as minhas dicas, caso tenha algum questionamento de algum assunto que não abordei, comente e pergunte. Sempre que puder estarei respondendo e ajudando em tudo que estiver ao meu alcance.

Obrigado e até a próxima pessoal.

0 comments:

Post a Comment