O risco do momento Eureka
Não é difícil encontrar boas ideias sendo propostas como também outras tantas boas ideias sendo executadas. No mundo em que vivemos, onde tudo é muito rápido, tudo se rende ao processo inovador, ter uma ideia “Eureka!” é ter grande chance de sucesso. Afinal, quem não busca o seu momento “Eureka!”?
Há uns 10 anos atrás o sonho de um menino comum era ser jogador de futebol, policial, bombeiro, médico e outros empregos tradicionais de posição forte na sociedade… Hoje é mais fácil encontrar quem diga que sonha em ter a ideia do próximo Facebook do que encontrar o que quer seguir uma carreira tradicional. Vivemos em um mundo cheio de expectadores do momento “Eureka!”, o que fortalece ainda mais o desejo por ser um inovador.
Hoje não se fala de outra coisa que não seja inovação e criatividade. Mas não podemos esquecer o planejamento, detalhe primordial para o sucesso de qualquer ideia.
Portanto, cuidado!
O Momento “Eureka!” tende a nos levar ao impulso, deixando o planejamento de lado e querendo partir para a execução, o que normalmente causa transtornos e muitos deles irreversíveis.
Exemplo real de uma ideia “Eureka!” bem planejada
Nada melhor do que demonstrar isso com uma ideia inovadora e que foi bem planejada.
O meu amigo, Samir Iásbeck tem um projeto bastante interessante que é o Qranio.com.
Um projeto completamente inovador, criativo ao ponto de ser reconhecido com o prêmio nacional da Wayra Contest e estará no Silicon Valley. É mole?
O interessante é que o Qranio.com é brasileiro, o que dá um tremendo orgulho. Mas ele foge do tradicional projeto no jeitinho brasileiro – Para chegar a ser o sucesso que é, o Qranio teve que ser planejado e revisto a cada nova etapa. É por isso que é o que é, e é por isso que vai se tornar um sucesso ainda maior, porque tem zelo pelo que é feito e inovação interna é um perfil bem definido no projeto.
Esse é um modelo de projeto criativo, inovador e que foi bem planejado, por isso conquista espaço no mercado. Mas eu não vou colocar casos de projetos mal planejados aqui justamente por uma questão de ética e porque é muito fácil você digitar a palavra FAIL no Google e incluir algum termo corporativo que certamente encontrará ideias que poderia ser boas, porém fracassaram. Resultado de antecipar o planejamento para chegar ao pondo de execução de forma mais rápida – isso é suicídio. Cuidado com a ansiedade em ver sua ideia no ar as pressas, pode ser que a perca por mal planejar.
Então, lembre-se: Se tenho uma boa ideia, antes de executá-la, tenho que planejar, criar processos e investir tempo elaborando o plano de ação, depois desenvolver e ai sim, investir para ganhar mercado, pois agora se tem um projeto maduro e realista.
O meu momento “Eureka!” foi perceber a necessidade de um escritório com foco em detalhes estratégicos digitais para auxílio em reestruturação de empresas ou gestão de novos projetos digitais… E o seu momento “Eureka!”, qual foi?
Um forte abraço, sucesso a todos.
Diretor da Alpis Consultoria. E-commerce, Marketing Digital, desenvolvimento de Sites, Planejamento e Estratégia Digital.
0 comments:
Post a Comment