Profissionais em pé de guerra – Como eliminar esse problema?
Sabe quando você entra em uma empresa e logo percebe um clima competitivo, só que não de forma benéfica, mas sim a competição interna por poderes que na verdade não existem? Estou falando de áreas onde necessitam diversos profissionais de inúmeras áreas em atuação conjunta… O grande problema das empresas.
Nós, que trabalhamos diretamente com TI ou pelo menos (no meu caso) que convivemos com essa realidade, temos o desgosto de ver isso constantemente. Pessoal de planejamento querendo se destacar nas custas do pessoal de criação, a criação esnobando o setor de desenvolvimento, o atendimento dizendo que nada seriam sem ele… Enfim, uma guerra de ‘quem pode mais’.
Eu gostaria de levantar uma bandeira aqui, a bandeira Branca – pedindo em prol dos clientes, dos gestores e até mesmo dos colegas de trabalho de profissionais com esse instinto competitivo não saudável. Que tal, pararmos para refletir?
O cliente procura, ou é procurado por um profissional da empresa, esse é o gerente de contas, ou atendimento, ou seja lá como for nomeado o profissional responsável pelas contas da sua empresa, logo, esse profissional captura todas as informações necessárias para que um profissional em estratégia, ou gestor de desenvolvimento possa avaliar o nível daquele projeto. Logo temos um projeto mais sólido e de uma idéia temos algo para trabalhar a criação visual, aí entra em cena o pessoal que trabalha com a criatividade. Novamente o projeto volta por completo para o gestor (claro que ele sempre deve monitorar – é só a critério de exemplo) ou para o planner e esse repassa informações para o atendimento que mantém sempre o cliente atualizado… Claro, que eu pulei inúmeras outras atividades e cargos, fiz algo mais genérico para ser o mais simples e objetivo possível.
O que é possível avaliar nesse exemplo? Simplesmente o óbvio, todos temos funções importantes, independente do seu nível de conhecimento, salário, cargo, tempo de casa (isso ainda é levado em conta?), experiência ou se tem um currículo com inúmeras certificações formando uma sopa de letrinhas quase que indecifrável. Não importa, o projeto depende de todos, posso até dizer que a tia do cafezinho também ajuda muito, porque é o cafezinho dela que nos mantém despertos e supostamente saciados para continuar na frente do computador por horas à fio.
Essa guerra por poderes, ou sensação de importância faz com muitos projetos demorem mais do que o esperado, alguns até poderiam ser entregues antes do tempo, mas no caso, não é porque a guerra do ‘sei mais que você’ fica impedindo a continuidade do trabalho.
Vale lembrar que todo o projeto tem um (deve ter) um gestor, e todos possuem um cliente a agradar, então, o que vale aqui é lembrar que temos que nos posicionar como profissionais que somos, unirmos em prol de qualquer projeto – afinal, somos pagos para isso, e fazer o melhor trabalho possível em conjunto.
Alguns profissionais tem uma grande dificuldade de ouvir “NÃO”. Eu reconheço que já passei também por essa fase, na verdade, ninguém gosta, não é mesmo?
Portanto, é importante saber se posicionar a favor da coletividade, uma hora ou outra seu palpite será levado em consideração. É tão enriquecedor quando profissionais se unem para palpitar no trabalho dos outros colegas e indicar caminhos alternativos, isso claro, quando os demais possuem o mínimo de lógica e conhecimento daquela função a qual estão lançando palpites. Tudo isso pode levar um projeto medíocre a um patamar de qualidade muito superior ao esperado. Em tempos de comunicação global e redução de distancias em prol da coletividade não entendo como profissionais tão inteligentes e que trabalham justamente em função de fazer com que tudo seja mais conectado possível tendem a esquecer da força da coletividade.
Uma das grandes dificuldades das empresas em contratar profissionais está justamente na análise comportamental, ou seja, como devemos avaliar esse candidato à vaga de forma que consigamos extrair informações que possam nos mostrar se esse é um profissional emocionalmente saudável ou que poderá ser um problema de instabilidade emocional futuramente na empresa.
Espero que isso sirva de reflexão, pois ao escrevê-lo, serviu para mim também.
Abraço a todos
Diretor da Alpis Consultoria. E-commerce, Marketing Digital, desenvolvimento de Sites, Planejamento e Estratégia Digital.
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