Wednesday, November 30, 2011

O que é conteúdo de qualidade?

Muito se fala em ter bons conteúdos, ser relevante e outros termos comuns quando tratamos desse assunto. Mas, afinal – o que é um conteúdo relevante?

Na verdade, conteúdo relevante pode ser várias coisas. Pode ser o conteúdo que informe sobre determinado assunto para seu público alvo, pode ser também pequenos posts no twitter com notícias de interesse do seu público, pode ser qualquer coisa que tenha relação direta com seu público alvo. Repito – Público Alvo.

O que podemos entender é que conteúdo de qualidade na verdade é todo aquele conteúdo que sua intenção é entregar valor para quem o acessa. Tudo que é relacionado a conteúdo deve ser levado em consideração aqueles que serão a sua audiência. Não é por menos que se investe tanto em conteúdo. Conteúdo e Relevância tem seu fator humano, ou seja, parar de pensar em fazer conteúdo para máquinas e fazer conteúdo que gere interesse para seus clientes. Conteúdo é Rei!

Quer um conteúdo de qualidade? Pesquise sobre seu público, invista em ações que gerarão informações sobre esse público, monitore constantemente as reações de seu público a cada visualização de novos conteúdos, compreenda qual tema é mais absorvido, tente encontrar quais as melhores formas de comunicação, o melhor horário para entregar esse conteúdo, busque por ferramentas que facilitem o acesso ao conteúdo… Enfim, tudo isso está diretamente relaciona com ter conteúdo de qualidade, qualidade não está somente ligada ao que se entrega, mas também em como se entrega – qualidade está relacionada com o início, com o meio e o fim.

Conteúdo pode ser qualquer texto digitado euforicamente e postado em qualquer lugar, conteúdo é qualquer coisa que é ‘upada’ na internet, seja foto, seja vídeo, seja áudio, seja texto, software, qualquer coisa, portanto existe uma grande diferença entre Conteúdo e Conteúdo de qualidade. Para ser bem direto – conteúdo é qualquer publicação jogada ao vento, mas, conteúdo de qualidade é todo aquele conteúdo que é gerado a partir de pesquisas, monitoramento, entendimento de público alvo, investimento estratégico e posicionamento correto e uso de ferramentas para publicação de forma eficaz.

Isso é conteúdo de qualidade. Claro, existem as técnicas que são aplicadas para gerar esse conteúdo, só que essas técnicas só podem ser usadas depois da pesquisa, para se ter pesquisa precisa-se monitorar, para monitorar precisa publicar, ou seja, tudo esta fortemente interligado. Esse parágrafo é quase a repetição do parágrafo anterior, mas é proposital, estou vendo muita gente errando e errando feio nesta questão, quem sabe duas formas diferentes de falar a mesma coisa possa ajudar.

Sucesso a todos e um forte abraço.

Luiz Castro Jr
alpisconsultoria.com

Diretor da Alpis Consultoria. E-commerce, Marketing Digital, desenvolvimento de Sites, Planejamento e Estratégia Digital.

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