Dicas para a Certificação Cisco CCNA Voice (ICOMM)
Olá Pessoal,
Nas próximas linhas vamos falar um pouco sobre a Certificação Cisco CCNA Voice (ICOMM Cisco 640-461) e tentar mostrar um pouco dos benefícios que você terá em adquirir esse título.
Bem, de acordo com a própria página da Cisco sobre a Certificação CCNA Voice, esse título confirma que o você está apto para assumir postos de trabalhos especializados em tecnologias de voz. Ela valida as competências em tecnologias de VoIP, como PABX IP, telefonia IP, telefone, controle de chamadas e soluções de correio de voz. Além do mais, o profissional que possui a certificação CCNA Voice confirma que possui conhecimentos nas tecnologias de comunicações unificadas da Cisco (Cisco Unified Communications), tais como o Cisco CallManager Express (CME), Cisco Unified Communications Manager 8.0 (CUCM), Cisco Unity Connection (CUC) e Cisco Unified Presence Server (CUPS).
“Ah legal, tá falando grego…CME, CUCM, CUC e CUPS…o que é tudo isso e por que eu vou querer aprender sobre essa coisas?”
Bem, se você é ou pretende ser um profissional de redes a resposta é simples. O VoIP é uma realidade que não vai parar de crescer. A cada dia novas empresas decidem unificar sua rede, colocando tudo junto no “mundo IP”. Os benefícios são enormes para as organizações, sejam pequenas, médias ou de grande porte. E como o mercado já percebeu os benefícios, você que é um profissional competente deve abrir seus olhos para as novas oportunidades que isso traz. Um bom currículo de voz pode abrir novas portas e dar um bom empurrão em sua carreira. Basta você fazer uma pesquisa das vagas em aberto para profissionais que possuem conhecimentos em redes e voip que você perceberá o que estou falando. E falo por experiência própria, encontrar profissionais realmente qualificados para atuar com as tecnologias VoIP Cisco (Unified Communications) não é uma tarefa fácil. Operadoras de Telecom, integradoras de soluções, prestadoras de serviço, revendas especializadas ou empresas que decidiram migrar sua rede de telefonia para o VoIP com soluções da Cisco, todas estão procurando por profissionais capazes de vencer os desafios que o mercado impõe.
Durante seus estudos para a prova de Certificação ICOMM da Cisco (CCNA Voice) você deve procurar adquirir uma boa base sobre os conceitos de telefonia. Essa base inicial é muito importante, pois, normalmente, o profissional de redes Cisco está acostumado com protocolos de roteamento, switching, VLANs, pacotes de dados e por aí vai. Sinalização de voz, circuito E1/T1, central telefônica e coisas afins agora fazem parte desse mundo, portanto, você deverá se familiarizar com esses termos e também conhecer, de uma forma macro, a família de soluções para VoIP da Cisco – Cisco Unified Communications.
Na sequência de sua preparação para a prova você deve aprender sobre o CME, CUCM, CUC e CUPS (nessa ordem).
O CME (Cisco CallManager Express) é uma feature do IOS da Cisco que você coloca no seu roteador (desde que ele seja compatível) e faz com o seu roteador funcione como um processador de chamadas telefônicas. Ou seja, você “aposenta” o PABX e entronca o seu roteador diretamente com a rede de telefonia pública (PSTN). Para ser um profissional certificado CCNA Voice, você deve ser capaz de transformar o seu roteador em um sistema de processamento de chamadas, saber quais placas de voz utilizar, saber entroncar o roteador com a PSTN, dominar o processo de criação de telefones/usuários e também ser capaz de habilitar diversos recursos avançados de telefonia para os usuários da sua rede, tais como transferências de chamadas, permissões de ligações, grupos de capturas, estacionamento de chamadas, bloqueios de chamadas em horários fora do expediente e outros mais. Além do mais, você deve possuir conhecimentos sobre a manipulação de dígitos, dial-plan, criação de dial-peers e QoS para voz, sendo capaz de administrar e configurar uma rede VoIP com tecnologia Cisco em projetos de pequeno e médio porte com solução centralizada ou distribuída de chamadas.
CME – CCNA VoiceAlém do CME, você deve buscar conhecimento na plataforma CUCM (Cisco Unified Communicatios Manager). Esse é o sistema da Cisco para grandes soluções em se tratando de telefonia IP. O CUCM é um poderoso agente processador de chamadas capaz de manter uma base de dados de até 30.000 telefones. Uma plataforma tão poderosa e com tantos recursos que, para você ter uma ideia, na certificação Cisco CCNP Voice ela foi dividida em duas partes: CIPT1 e CIPT2. Aqui no CCNA Voice você deve adquirir conhecimentos para atuar de forma eficiente numa rede já instalada com o CUCM. Para um profissional certificado como CCNA Voice, criação de usuários e telefones deve ser uma tarefa fácil, bem como entender e configurar recursos avançados de telefonia na plataforma CUCM. Conceitos importantes nesse meio, como partitions, css, route patterns são itens que também devem ser dominados.
CUCM – CCNA VoiceDando continuidade na sua preparação para fazer prova com sucesso, você deve entrar nos temas Cisco Unity Connection (CUC) e o Cisco Unified Presence Server (CUPS). O CUC é conhecido como sendo a solução da Cisco para voicemail, mas na verdade ele é muito mais do que um simples sistema de mensagens de voicemail. Durante sua preparação para a prova ICOMM Cisco 640-461 você deverá aprender os conceitos básicos por trás dessa poderosa ferramenta e entender como o CUC é capaz de entregar mensagens para os usuários de forma eficiente. Um cliente liga para um usuário, ouve uma mensagem de que esse usuário não está disponível e pede para que deixe uma mensagem. Na outra ponta, o usuário poderá recuperar essa mensagem, seja através do seu telefone IP, do seu celular, do telefone da sua casa ou na caixa de entrada de emails. Os conceitos e conhecimentos para que você trabalhe em um ambiente complexo como o citado no exemplo deverão ser adquiridos para o seu sucesso na prova. Criação de usuários, mailboxes, integração com LDAP e com o CUCM são exemplos de tópicos que também são cobrados no exame.
CUC – CCNA VoiceJá o CUPS (Cisco Unified Presence Server) é uma solução que aumenta a percepção do usuário na rede de telefonia. Muito mais do que um simples sistema de mensagens, o CUPS é capaz de fornecer o status de cada usuário da rede VoIP, tornando possível que você veja se o usuário para quem deseja discar está disponível, ocupado ou ausente antes mesmo de você pegar o telefone para discar para esse usuário. Para ser um profissional certificado CCNA Voice você deverá saber como integrar o CUPS com outros sistemas, tais como Microsoft Office Communications Server, LDAP, CUCM e CUC e como habilitar o CUPC (Cisco Unified Personal Communicator) em sua rede.
CUPS/CUPC – CCNA VoicePor fim, sua preparação deve terminar com os conceitos de troubleshooting para solucionar problemas em todas essas plataformas.
Bem, como vocês podem perceber a matéria abordada na Certificação CCNA Voice da Cisco é extensa e muitos conceitos novos são introduzidos para quem não vem originalmente do “mundo de voz”. Mas com a metodologia adequada tudo isso é possível de ser dominado. A literatura oficial da Cisco para quem deseja se preparar para a prova é o livro do Jeremy Cioara (CCNA Voice 640-461 Official Cert Guide).
Outra excelente opção é o curso online CCNA Voice da DlteC, que possui matéria completa para prova em português, simulados de questões, fóruns e tutores certificados para tirar todas as dúvidas dos alunos sobre a matéria. Utilize o código PTI na sua compra e garanta 10% de desconto, aproveite!
Lex é sócio fundador da DlteC do Brasil e possui 15 anos de experiência no mercado de tecnologia.
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