O que é o (not provided) nos relatórios do Analytics?
Recentemente muitas pessoas foram pegas de surpresa ao verem em seus relatórios do Google Analytics o termo (not provided). Acontece que esse estranho termo é muito mais importante do que você imagina!
Durante muito tempo o Google forneceu através do Analytics relatórios completos das palavras-chave que levaram visitantes aos nossos sites, mas então entrou em vigor a Nova Política de Privacidade do Google, e isso mudou tudo.
Com a Nova Política de Privacidade, o Google não irá mais fornecer no Analytics os termos de busca/palavras-chave dos usuários que estiverem logados com uma conta do Google, pois agora os termos de busca são confidenciais. Desse modo o Analytics só irá mostrar as palavras-chave das pessoas que acessaram seu site através do Google sem estarem logadas.
O termo (not provided) é a soma de todas as buscas feitas por pessoas que estavam logadas em qualquer um dos serviços do Google, incluindo Gmail, YouTube, Google+, Orkut ou qualquer outros, e foram parar em seu site. Você nunca mais verá as palavras-chave dessas buscas. Nunca.
Por enquanto o (not provided) representa “apenas” entre 15% e 40% das visitas. É um número mediano, mas tende a aumentar com o tempo, na medida em que mais pessoas criam contas nos serviços do Google.
Em alguns sites, como o de uma empresa de quadros decorativos para a qual faço consultoria de SEO, os termos representados pelo (not provided) já estão em segundo lugar, como você pode ver na imagem abaixo.
Mas acalme-se, ainda não é o fim do mundo. Graças ao próprio Google existem as Ferramentas para Webmasters. Acesse o painel do seu site nas Ferramentas do Google para Webmasters, clique na opção “Tráfego” no menu lateral esquerdo e depois clique em “Consultas de pesquisa”, no mesmo menu, como mostra a imagem a seguir.
A página irá mostrar quais as palavras que as pessoas digitaram para encontrar seu site. Para entender melhor essa página, veja os significados dos seguintes termos:
Consulta: é a palavra-chave que digitaram no Google e que levou visita ao seu site.
Impressões: é o número de vezes que seu site apareceu nos resultados de busca para determinada palavra-chave.
Cliques: é o número de vezes que clicaram em seu site nos resultados de busca.
CTR: é a porcentagem de pessoas que viram seu site nos resultados de busca e clicaram nele. O CTR é calculado dividindo o número de cliques pelo número de impressões e multiplicando o resultado por 100. Por exemplo, se o resultado for 67 significa que de todas as pessoas que viram seu site no Google (impressões), 67% delas clicaram nele.
Posição média: é a posição média do seu site nos resultados de busca para aquela palavra-chave.
Mas existem alguns contras nas Ferramentas do Google para Webmasters:
Ela é limitada a 10 mil palavras-chaves. Para um site comum esse número é ótimo, mas para sites com centenas de milhares de visitas, 10 mil palavras-chave é pouco para se fazer análises mais detalhadas.Não possui as informações exatas para as palavras-chave com menos de 10 cliques.Não é possível saber a taxa de rejeição, duração média da visita, páginas por visita ou porcentagem de novas visitas para as palavras-chave, entre outras informações que sempre foram muito úteis.Infelizmente não existe nada que possamos fazer sobre os pontos negativos. Mas já se considere com sorte por existirem as Ferramentas para Webmasters e ainda poder ver as palavras-chave de quem não estava logado, pois de agora em diante, nos relatórios do Analytics, muita coisa irá aparecer como (not provided).
É melhor ir se acostumando…
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