Dilema: O gerente de projetos deve ou não ter conhecimento técnico?
Conversando com colegas em diferentes empresas, perguntei como os gerentes de projetos se envolvem com a solução técnica a ser implementada. As respostas foram: Não e Sim.
Não, pois de acordo com o PMBOK, o PM (Project Manager) não tem tempo para dispender na execução e implantação do projeto. Ele precisa cuidar do contrato, dos prazos e dos eventos, além das vaidades dos personagens do projeto.
Sim, pois conhecendo tecnicamente a solução implantada, ele não será enganado. Conhecerá os prazos, os pontos críticos e complexos, e poderá fazer e cumprir um melhor planejamento.
Mas quando utilizar o conhecimento técnico? A resposta é: Respeite os procedimentos e decisões da sua empresa. Se o PMO decidir que o PM deve dispender tempo no planejamento, eventos, cumprimento das metas e na comunicação com os personagens do projeto, então isso ele deve executar. Mas é tarefa do PM dispor de todas as informações e ferramentas para conseguir esses objetivos, e nesse caso, o conhecimento técnico se torna um diferencial que confere vantagem.
Quando o escritório de projetos é implantado em uma empresa, geralmente encontramos o PM como um líder de equipe, e ele precisa se desdobrar em tarefas administrativas e técnicas. Esse modelo de gestão pode ser uma opção muito econômica, mas é muito comum constatar que, em determinado período do projeto, o PM precisa priorizar tarefas técnicas em detrimento da administração do contrato, pois ele acredita que supervisionando a execução, estará trabalhando nos melhores interesses do projeto.
O gerente de projetos é versátil, mas é também um generalista. Ele pode administrar um projeto de implantação de uma usina de reciclagem de lixo ou a restauração de um quadro, sem nunca saber quais são os materiais e processos envolvidos na execução das tarefas… Até agora.
Conhecer as ferramentas, materiais e processos envolvidos na execução do projeto pode trazer vantagens para o PM, ajudando a planejar melhor e a antever possíveis atrasos no fornecimento de insumos, e não apenas se preocupar com o fornecimento principal. Um erro comum: acompanhar apenas os materiais mais críticos e de maior valor no projeto. Tudo é importante! De que adianta importar uma tinta especial para restaurar quadros antigos, e ignorar o fato que os pincéis feitos de pêlos de unicórnio albino manco não são achados no mercado local?
Mas o PM não precisa se aprofundar nos processos. Ele deve apenas conhecer os meandros e malícias da execução, e não se orgulhar que já planejou tempo extra para a execução. A implantação do projeto é tão importante quanto o planejamento e até a venda em sí, pois o departamento comercial faz a venda e assina o contrato, mas a implantação do projeto é quem reconhece a venda, ou seja, transforma números em dinheiro na conta!
Para o PM, aprender deve ser uma tarefa agradável, e tudo o que ele experimentar nos projetos que administra, será acrescido em sua cultura técnica. Terceirizar preocupações está saindo de moda.
E você? O que pensa disso?
Formado em Gestão de TI - UNIP; Terminando MBA em Gerência de Projetos - UNIP; Gestão de Pessoas - IBMEC; Estudando ITIL e PMP; Colaborador do time de tradução do Linux Ubuntu
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