Saturday, March 3, 2012

Soluções para o Dlink DI-524 que funcionam!

Muitos techies não viam a hora de comprar um roteador WiFi e instalar em casa. Mas como toda nova tecnologia, essa também custava caro.

A solução foi comprar um dos mais baratos, e entre eles, o mais famoso é o Dlink modelo DI-524, que mais tarde evoluiu para o DI-524 150(mbps). Lembrando que existem roteadores WiFi para poucos e muitos usuários. Não adianta pendurar dezenas de usuários em um roteador meia-boca e depois ficar reclamando Internet a fora.

Mas finalmente o tal roateador chegou e após ligá-lo e configurá-lo, o DI-524 mostra porque a relação com seus usuários é de amor e ódio. Alguns deles funcionam bem, mas outros, são uma dor no pescoço!

O bicho trava, não conecta, ping instável, lento toda vida. Mas algumas dicas de usuários pacientes parecem resolver o problema, ou minimizar seus efeitos irritantes: Atualizar o firmware, trocar a fonte, usar ventilador, etc.

Tive o desprazer de adquirir uma dessas belezinhas… a do tipo escangalhada…

Fiz tudo o que estava ao meu alcance, chegando a utilizar um firmware modificado por um usuário americano obcecado.

Mas a idéia logo chegou: Utilizar todas as dicas! Ou então as melhores, mais coerentes e/ou eficazes.

Aqui vão as dicas: Hardware, firmware, canal & velocidade das portas e performance.

1 – Hardware: Não pendure vários elementos de rede no DI-524 através das portas RJ-45, mas só os mais importantes. Utilize tantos acessos wireless quanto puder, mas evite downloads por longos períodos de tempo, e nestes casos, utilize acesso via cabo ou outros tipos. Adquira um roteador desses mais antigos (sem WiFi), conecte-o ao modem através da porta WAN, e o Di-524 em uma das portas compartilhadas. Troque a fonte se perceber que não está fornecendo os 5VDC necessários para o bom funcionamento do DI-524.

2 – Firmware: Atualize o firmware do seu roteador para a versão mais atual. Preste atenção à versão do seu hardware e baixe a versão correta.

3 – Mude a velocidade das portas RJ-45 para 10Mbps. Para isso, entre no menu de configuração do DI-524 (o IP padrão de fábrica é 192.168.0.1, login “admin” e senha em branco), clique na aba “TOOLS” e  depois no botão “MISC”. No fim da página, no item “WAN select to 10/100 Mbps”, clique na opção “10Mbps/Full” e depois clique em “APPLY”. A queda na velocidade das portas não será tão sentida quanto vocês imaginam, mas esse sacrifício serve para trazer mais estabilidade. Mude o canal de operação. Para isso, na página principal, clique em “WIRELESS”, em Channel escolha 11, em Security escolha WEP e em Authentication Type escolha Both.

4 – Altere os parâmetros da performance, visando a estabilidade. No menu de configuração, clique na aba “ADVANCED” e  depois no botão “PERFORMANCE”, e altere os campos conforme os seguintes valores: 20, 1300, 1314, 1, 11 b/g Mixed, Auto e Enable.

Essas dicas ressuscitaram meu pobre DI-524 e agora ele é meu queridinho. Não trava mais e já me permitiu downloads a fantásticos 1MBps (8mbps) em um link de 10mbps…

Não posso garantir que essas mudanças funcionarão bem em todos os DI-524, mas já as utilizei em 3 unidades e o ganho de estabilidade e velocidade foi de 100% nos 3 casos…

Outras mudanças podem ser experimentadas, como SPI mode, DMZ e madar o MTU de 1500 para 1305.

Sorte a todos os proprietários de um DI-524, funcionando bem ou não.

Essas dicas foram retiradas do site www.conexaodlink.com

Formado em Gestão de TI - UNIP; Terminando MBA em Gerência de Projetos - UNIP; Gestão de Pessoas - IBMEC; Estudando ITIL e PMP.

Veja perfil e 6 post(s)

0 comments:

Post a Comment