Tablets nas instituições educacionais – uma realidade no Brasil
Diante do seu crescimento econômico, o Brasil vem sendo explorado significativamente por multinacionais, que observando o nosso potencial econômico, vem investindo no país do futebol de uma maneira exponencial ao longo desses últimos anos, visando lógico, divulgar e realizar vendas dos seus respectivos produtos e consequentemente obter lucratividade, pois países tidos como potencias mundiais vivem crises financeiras atualmente.
Dentre os diversos exemplos que temos na área de tecnologia atualmente, a moda do momento são os tablets, dispositivo móvel de grande aceitação pelos internautas que precisam acessar informações de uma maneira rápida e portátil. Para alguns especialistas os tablets muito em breve irão substituir os livros impressos, já outros especialistas acham um certo exagero tal afirmativa, a verdade é que os fabricantes desses equipamentos estão explorando seus públicos alvo aqui no Brasil.
Assim, instituições educacionais, visando uma modernização do cotidiano dos discentes e docentes em sala de aula, estão aderindo essa tecnologia, buscando inovações e portabilidade nas informações. O objetivo dessa adoção visa facilitar o dia a dia dos envolvidos, dinamizando as tradicionais aulas nas quais os alunos estavam acostumados.
O principal objetivo dessa iniciativa é a redução de custos com impressões e compra de livros que os alunos estavam habituados a realizarem, sem falar na portabilidade, pois, com a adoção do tablet, o estudante não precisa mais andar com uma pilha de apostilas e livros debaixo do braço, todo o material estará salvo na memória interna (disco rígido) no próprio tablet, logo, o material poderá ser acessado durante o trajeto que o aluno faz da sua casa até o trabalho ou até a instituição educacional que o mesmo está vinculado.
No entanto, pontos positivos e negativos estão conectados a essa nova metodologia de aprendizado. Será que a instituição está preparada para atender a demanda? A infraestrutura da instituição está apta? A conexão da instituição é satisfatória? Atende a todos os equipamentos simultaneamente? Os profissionais estão plenamente capacitados para explorarem da melhor maneira possível essa tecnologia? Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas e consequentemente atendidas pelos profissionais da área de tecnologia da informação para que exista uma interação considerável entre os docentes e discentes da instituição.
As instituições que aderirem essa tecnologia deverão conscientizar os docentes e discentes para utilizar o seu tablet da melhor maneira possível, evitando as redes sociais, que deixa o internauta disperso, fazendo com que o mesmo perca tempo com notícias secundárias e que não gera conhecimento adicional para o seu cotidiano tanto na vida profissional como pessoal.
Portanto, a adesão dos tablets na sala de aula objetiva aumentar o conhecimento dos discentes e consequentemente facilitar o dia a dia dos docentes, pois, por maior que seja o laboratório de informática da instituição, assim como a variedade de livros que a biblioteca oferece aos discentes da instituição, infelizmente, não serão suficientes para atender a demanda da instituição, logo, através dos tablets, os discentes poderão ter acesso à biblioteca virtual da própria instituição sem que o mesmo precise se deslocar até a mesma, e ainda ter que contar com a sorte para que um possível exemplar que o professor indicou na última aula esteja disponível.
Qual a sua opinião? Acha válida a utilização de tablets no ensino?
Mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. No campo profissional é Professor do Instituto Tecnológico de Pernambuco, Tutor Virtual da UFRPE, Colunista do Jornal Extra de Pernambuco na área de Tecnologia da Informação, Assistente Administrativo da Secretaria de Gestão e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Caruaru, além de atuar como Consultor de TI em algumas empresas da região.
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