10 características de um bom Web Designer
Existem milhares de web designers no mercado. Mas quais são as características necessárias quando se deseja encontrar alguém realmente bom? Confira!
1. Eles são bons ouvintes – A característica mais importante de um bom web desginer é a habilidade de escutar e entender o que seus clientes buscam. Bons profissionais são capazes de entender o que você precisa mesmo que você não saiba sintetizar suas necessidades com palavras. Eles ainda sabem como questioná-lo sobre detalhes e informações que serão úteis no seu trabalho.
2. Eles respeitam suas ideias – Um bom web designer está sempre aberto a ouvir o que você tem a dizer. O profissional deve enconraja-lo a dividir suas ideias e busca integra-las à sua arte final. Eles ainda respeitam o cliente o suficiente para explicar porque certa sugestão não funcionaria tão bem em determinada situação de maneira a evitar embaraços e constrangimentos.
3. Eles se comunicam bem – Assim como a habilidade de saber escutar, a habilidade de se comunicar é uma característica de um bom web designer. Termos técnicos e tecnologias devem ser explicados de maneira simples para quem não está familiarizado com os mesmos.
4. Eles são bem familiarizados com versões diferentes de tecnologias web – Os melhores web desginers tem um bom conhecimento de ferramentas que podem auxilia-lo na construção de sites. Além de entender bem as marcações HTML e atributos CSS, deve trabalhar com conteúdo multimídia e estar preparado para contornar problemas com versões de tecnologias diferentes.
5. Eles usam a tecnologia como meio para atingir seus objetivos – Existe uma grande diferença entre proeficiência e conhecimento sobre as últimas tecnologias e o momento correto de utilizá-las. O conhecimento, nesse caso, está mais ligado ao “bom senso”, que deve ser característica de todo bom web designer. Cada site é um caso particular, e além do know-how para se trabalhar com as tecnologias, é preciso também conhecimento e bom senso para aplicar essas tecnologias onde são apropriadas.
6. Eles tem em mente o negócio do cliente aliado ao bom design – Existem muitos designers que são ótimos para criar layouts, mas são péssimos para traduzir nestes layouts o negócio do seu cliente. O site deve ser sempre eficiente e visar o público do contratante, com foco na usabilidade e acessibilidade, seguindo a identidade visual e de negócio do seu cliente.
7. Eles não tem medo de sugerir opções que podem economizar seu tempo e dinheiro – Um bom profissional irá lhe sugerir alternativas que possam economizar tempo e dinheiro, mesmo que isso signifique um valor menor de projeto, e consequentemente, menos dinheiro para ele.
8. Eles tem uma boa visão estética e conhecem padrões de usabilidade e acessibilidade –É claro que um bom designer deve ter a habilidade de criar layouts bonitos. Mas os sites também devem ser atrativos, fáceis de navegar e intuitivos em ações. As cores devem ser bem escolhidas, de modo que o texto possa ser lido sem dificuldades.
9. Eles são capazes de integrar a identidade visual da empresa em seu novo site – Se a empresa já possui uma identidade visual, é extremamente importante que seu site reflita essa identidade, mantendo os padrões utilizados em papelarias, logotipos, anúncios, entre outros.
10. Eles tem um processo claro de desenvolvimento – Bons profissionais já trabalharam em vários projetos. Asim, já passaram por ‘enrascadas’ e sabem como evitá-las. Um processo claro é definido desde o início do desenvolvimento do site, e o cronograma é seguido fielmente.
Algumas características, claro, também são necessárias para outras profissões! Qual sua opinião? Existe mais alguma característica imprescindível?
Publicado em Eu Faço Programas
Gabriella Fonseca Ribeiro tem 21 anos e cursa Sistemas de Informação. Trabalha com desenvolvimento, pesquisa e otimização de websites - SEO, marketing digital, redes sociais e comunicação interativa. || www.eufacoprogramas.com
0 comments:
Post a Comment