Monday, June 11, 2012

Ferramentas gratuitas para auxiliar no monitoramento de comércio eletrônico

Você tem ideia do que dá ou não certo no seu comércio eletrônico? Quantas vezes você já se perguntou se alguma ação realizada teve x números de clicks, uma boa aceitação, retorno e visibilidade?

Claro que não é só para isso que serve o monitoramento e estudos quantitativos e qualitativos dos resultados de um comércio eletrônico. É muito importante compreender o que seu cliente fez, como fez e quando é possível que repetirá cada ação possível de ser monitorada. Veja isso como uma ressalva à deficiência do ambiente digital de que não é possível (ainda) ver o cliente olho no olho e interpretar as ações dos mesmos afim de encontrar soluções rápidas para concluir a venda.

Quero trazer aqui algumas ferramentas que podem facilitar a vida de quem precisar coletar esses dados via Google Analytics e outros. Vamos lá!

5 Ferramentas que podem lhe auxiliar nesse garimpo de números são:

Google Analytics – Essa é a principal! Além de free é uma excelente ferramenta, permitindo um bom nível de personalização e adaptação conforme necessidade.

Piwik – Ótimo projeto Open Source para Web Analytics. Oferece monitoramento de diversos dados para mensuração e análise. Como é Open Source tem uma vasta capacidade de adaptação ao seu projeto, mas exige um certo empenho em estudar a documentação dessa ferramenta para melhor proveito.

SiteMeter – Não é tão completa como poderia ser, mas é interessante também. É um sistema com conta teste free e também contas com pagamento mensal.

ClickHeat – Não necessariamente é  monitoramento de dados gerais como os outros, mas, além de free, é uma ótima ferramenta para saber em que área da tela do seu site acontecem mais cliques. Muitas informações boas para otimização e personalização podem ser pensadas através de um “mapeamento de calor” – como é chamado esse processo.

MouseFlow – Para aqueles que querem mais do que um simples mapa de calor, temos o MouseFlow, uma ferramenta que além do mapa de calor (os clicks na tela), ela também oferece um caminho percorrido pelo mouse, fornecendo assim mais um dado de análise interessante que pode resultar em ajustes que otimizem seu comércio. Tem versão gratuita e paga também.

Amigos, existem inúmeras ferramentas! Se aumentar a pesquisa para ferramentas pagas será então um leque de opções sem fim, cada uma para um tipo de interesse, mas as relacionadas acima podem muito bem suprir praticamente todas as necessidades de qualquer comércio eletrônico. Se bem configuradas e utilizadas em conjunto você terá acesso a inúmeros dados para trabalhar na otimização do seu comércio eletrônico.

Um forte abraço, sucesso a todos.

Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.

Veja perfil e 73 post(s)

0 comments:

Post a Comment