Gestão com Pessoas: Liderar é Comunicar. Então comunique e não apenas fale
Nas férias de final de ano, coloquei a leitura em dia. E o tema central dos livros e blogs era mudanças organizacionais e questões de reconhecimento através dos modernos processos de avaliação (quantitativos e qualitativos). Esses temas preocupam as organizações em todos os níveis. Afinal não há “bala de prata” que resolva a base de todos os problemas, a tal COMUNICAÇÃO. E meditando sobre o assunto surgiram algumas reflexões.
Comunique bem para que possas liderar bem. Não há nada mais estratégico do que a comunicação dentro do contexto da liderança. A base da liderança é o exemplo, isso não significa saber fazer tudo, mas ter coerência em suas atitudes, ações e decisões. Mas toda liderança natural precisa ser aperfeiçoada e desenvolvida. É um conceito de auto mudança gerencial, no qual eu me aperfeiçoo e posso gerir melhor. Nesse processo uma das melhores ferramentas é o feedback.
Feedback é uma mensagem reversa ou o exercício da meta comunicação. “Feedback consiste em informar uma pessoa sobre o seu desempenho com o objetivo de orientar e estimular ações de melhoria”1, definição do Prof. Bernardo Leite, experiente psicólogo com anos de trabalho em gestão de pessoas.
Então se comunicação é falar e ouvir, o feedback é uma reorientação dada a uma pessoa. Você fala e o liderado sai para a ação, no meio do caminho é necessário reorientá-lo, o problema é que a maioria dos líderes não verifica se comunicou bem da primeira vez e muito menos após um tempo. O acompanhamento não é realizado, muitas das justificativas caem na falta de tempo, pois realmente isso vai demandar uma agenda livre para reforçar os pontos de orientação.
É cada dia mais frustrante no final de um período pré-estabelecido, apenas ter uma mudança brusca de direcionamento, sem que para isso existissem reuniões de acompanhamento e avaliações intermediárias. Ou ainda achar que está tudo claro, como se os liderados possuíssem bolas de cristal. O inverso também é verdadeiro.
Então por onde começar? Antes de mudar de novo, reflita com algumas perguntinhas:
Que tal descobrindo quem você lidera?O que você espera dos seus liderados?Que resultado você almeja?Como vais comunicar? Que estratégia será utilizada para manter essa mensagem ativa na mente dos seus liderados?Como vais acompanhar o processo e apresentar feedbacks?Se necessitar mudar o rumo do processo, como será encaminhado?1 II ENCAD RH apresentado no CRA-RJ 2011
Fonte: rvlopes.wordpress.com
Profissional com mais de 20 anos na área de Tecnologia da Informação. Graduada em Processamento de Dados e Pós-graduada em Gestão Empresarial.
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