Tuesday, May 26, 2015

Como criar um ambiente inovador na sua empresa - Profissionais TI





Neste post, vamos falar sobre inovação, a válvula propulsora de

novas tecnologias e de invenções malucas que podem dar certo e

serem bem lucrativas.



Nos dias de hoje, onde o avanço tecnológico é muito rápido e

existe muita concorrência, as empresas precisam ter sempre um

diferencial para se destacarem no mercado e se manterem vivas.



Mas como conseguir inovar se o ambiente de trabalho do setor de

TI é sempre corrido, com inúmeros projetos com prazos definidos

e apertados, atrasos constantes e
"Bug no software! De quem é a culpa? - Parte 1" href=

"http://www.profissionaisti.com.br/2014/03/bug-no-software-de-quem-e-a-culpa-parte-1/">

muitos bugs para serem resolvidos?




Para que a inovação exista, sua empresa deve dar segurança para

os profissionais que errarem pois, errar faz parte do

aprendizado e da tentativa do acerto. Muitas empresas trabalham

ceifando a criatividade de seus colaboradores por ter uma

cultura antiquada que procura sempre um culpado para algo que

deu errado, e pior ainda, punem este culpado.



Temos exemplos de grandes empresas que faturam bilhões por

sempre inovar. Apple, Microsoft, Google e Facebook fazem parte

deste seleto grupo, enquanto temos o exemplo da Nokia como uma

empresa que parou no tempo. Antes dona do mercado de celulares,

não buscou a inovação por achar que continuaria no domínio do

mercado por muito tempo ainda, e aí, surgiu um novo sistema

operacional criado pela Google, aquele do “maldito” robozinho

verde, e acabou com o seu reinado. Simples assim.



Mas, o que é inovação?



Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada

do termo latino “innovatio”, e se refere a uma ideia, método ou

objeto que é criado e que pouco se parece com padrões

anteriores.




target="_blank">Christopher Freeman (economista Inglês que

foi um dos maiores pesquisadores dos estudos da inovação),

define a inovação como um processo que inclui as atividades

técnicas, concessão, desenvolvimento, gestão e que resulta na

comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na

primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.



Como podemos ver, a inovação pode ser classificada

em tipos de inovação:


  • do produto, mais conhecida como inovação tecnológica:

    onde se introduz no mercado novos ou melhorados produtos ou

    serviços;

  • do processo: onde temos a melhoria ou a criação de novos

    processos, sejam eles de produção, de administração ou

    técnicos;

  • da organização: onde surgem novos métodos de prática de

    negócios, de trabalho ou relações externas;

  • de marketing: onde surgem novos métodos de marketing, que

    auxiliam nas vendas, na criação e na promoção de produtos e

    serviços.


Entendendo o que é inovação e onde ela atua, podemos ver que

uma empresa, para se tornar inovadora, precisa modificar seus

processos, sua organização, a forma como divulga e como cria

seus produtos. Acho que isso não deve ser fácil…



Tornando a TI inovadora



Bom, os profissionais de TI são profissionais do pensamento, as

empresas pagam pelo que sai da mente destes profissionais,

então, porque não utilizar isso? Muitas empresas, nos seus

processos de desenvolvimento de produtos, acabam não utilizando

estes profissionais como devem ser usados. Por exemplo, quando

tem uma reunião de definição de um produto, geralmente quem vai

é o gerente de projetos, ele já passa o prazo e define o

produto, aí quando o desenvolvedor recebe o projeto, ele não

sabe nem do que se trata, e pior, nem foi consultado sobre o

prazo… E aí, isso vai minando a criatividade e a motivação

destes colaboradores, aumentando os bugs e o índice de

turnover.



O primeiro passo para estimular a inovação, é

"Papinho de TI: Alinhando TI aos negócios" href=

"http://www.profissionaisti.com.br/2009/05/papinho-de-ti-alinhando-ti-aos-negocios/">

deixar a TI alinhada com os objetivos da empresa. Caso a

empresa tenha um planejamento de em um ano faturar mais X, isso

precisa ser comunicado a TI e a TI precisa ter toda a liberdade

de ajudar a empresa a alcançar este objetivo, seja por meio de

novos produtos ou até mesmo pela mudança em processos.




"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/05/failFast-1024x768.jpg"

alt="failFast" width="1024" height="768">



O segundo e não menos essencial, é o que o mundo ágil

chama de “fail fast succeed faster”, onde é conhecido

que para se chegar ao sucesso, as falhas vão ocorrer e isso é

completamente normal. A empresa precisa parar de

"A busca pelo culpado de um projeto fracassado e o Dilema do Prisioneiro"

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"http://www.profissionaisti.com.br/2013/09/a-busca-pelo-culpado-de-um-projeto-fracassado-e-o-dilema-do-prisioneiro/">

encontrar culpados para falhas e dar total confiança e

liberdade para que os profissionais tentem inovar, sem medo de

errar. Na General Eletric, um grupo de funcionários cometeram

um erro em uma aplicação de TI que ocasionou na perda de alguns

milhares de dólares, porém, este erro descobriu uma falha que

poderia causar um dano maior e estes funcionários receberam um

prêmio pelo erro. Muito louco isso não? Mas isso estimula

bastante a inovação, porque assim, os colaboradores não têm

medo de errar na busca do acerto.



E que tal começar a prototipar produtos antes deles serem

efetivamente desenvolvidos? Sabemos que para se ter sucesso,

não basta apenas uma ideia inovadora, é preciso validar esta

ideia. Empresas com HP e outras já perderam dinheiro investido

por achar que uma grande ideia de um produto supostamente

inovador traria muitos lucros. Imagine que sua empresa gaste

tempo e dinheiro em um produto destes e ao colocar o produto no

mercado, ninguém compra a ideia, isso não é nada ágil. Para que

isso não ocorra, faça protótipos e coloque estes protótipos à

prova, validando as hipóteses antes de investir tempo e

dinheiro, assim, com seu protótipo validado, o caminho do

sucesso fica mais palpável.



Até que é bem legal esse lance de ser inovador. Seguindo essa

linha de raciocínio, sua empresa só tem a ganhar. Além de se

tornar inovadora, será ágil e, com certeza, reconhecida no

mercado por ter um bom ambiente de trabalho. Criar uma cultura

disruptiva faz parte da adoção de metodologias ágeis.




“Inovação é fazermos melhor o que fazemos hoje, de forma que

se torne obsoleto.” – Akio Morita, cofundador da Sony

Corporation.




Publicado Originalmente em 

"http://www.do-agile.com/como-criar-um-ambiente-inovador-na-sua-empresa"

target="_blank">Do Agile




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