Como criar um ambiente inovador na sua empresa - Profissionais TI
Neste post, vamos falar sobre inovação, a válvula propulsora de
novas tecnologias e de invenções malucas que podem dar certo e
serem bem lucrativas.
Nos dias de hoje, onde o avanço tecnológico é muito rápido e
existe muita concorrência, as empresas precisam ter sempre um
diferencial para se destacarem no mercado e se manterem vivas.
Mas como conseguir inovar se o ambiente de trabalho do setor de
TI é sempre corrido, com inúmeros projetos com prazos definidos
e apertados, atrasos constantes e
"Bug no software! De quem é a culpa? - Parte 1" href=
"http://www.profissionaisti.com.br/2014/03/bug-no-software-de-quem-e-a-culpa-parte-1/">
muitos bugs para serem resolvidos?
Para que a inovação exista, sua empresa deve dar segurança para
os profissionais que errarem pois, errar faz parte do
aprendizado e da tentativa do acerto. Muitas empresas trabalham
ceifando a criatividade de seus colaboradores por ter uma
cultura antiquada que procura sempre um culpado para algo que
deu errado, e pior ainda, punem este culpado.
Temos exemplos de grandes empresas que faturam bilhões por
sempre inovar. Apple, Microsoft, Google e Facebook fazem parte
deste seleto grupo, enquanto temos o exemplo da Nokia como uma
empresa que parou no tempo. Antes dona do mercado de celulares,
não buscou a inovação por achar que continuaria no domínio do
mercado por muito tempo ainda, e aí, surgiu um novo sistema
operacional criado pela Google, aquele do “maldito” robozinho
verde, e acabou com o seu reinado. Simples assim.
Mas, o que é inovação?
Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada
do termo latino “innovatio”, e se refere a uma ideia, método ou
objeto que é criado e que pouco se parece com padrões
anteriores.
target="_blank">Christopher Freeman (economista Inglês que
foi um dos maiores pesquisadores dos estudos da inovação),
define a inovação como um processo que inclui as atividades
técnicas, concessão, desenvolvimento, gestão e que resulta na
comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na
primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.
Como podemos ver, a inovação pode ser classificada
em tipos de inovação:
- do produto, mais conhecida como inovação tecnológica:
onde se introduz no mercado novos ou melhorados produtos ou
serviços;
- do processo: onde temos a melhoria ou a criação de novos
processos, sejam eles de produção, de administração ou
técnicos;
- da organização: onde surgem novos métodos de prática de
negócios, de trabalho ou relações externas;
- de marketing: onde surgem novos métodos de marketing, que
auxiliam nas vendas, na criação e na promoção de produtos e
serviços.
Entendendo o que é inovação e onde ela atua, podemos ver que
uma empresa, para se tornar inovadora, precisa modificar seus
processos, sua organização, a forma como divulga e como cria
seus produtos. Acho que isso não deve ser fácil…
Tornando a TI inovadora
Bom, os profissionais de TI são profissionais do pensamento, as
empresas pagam pelo que sai da mente destes profissionais,
então, porque não utilizar isso? Muitas empresas, nos seus
processos de desenvolvimento de produtos, acabam não utilizando
estes profissionais como devem ser usados. Por exemplo, quando
tem uma reunião de definição de um produto, geralmente quem vai
é o gerente de projetos, ele já passa o prazo e define o
produto, aí quando o desenvolvedor recebe o projeto, ele não
sabe nem do que se trata, e pior, nem foi consultado sobre o
prazo… E aí, isso vai minando a criatividade e a motivação
destes colaboradores, aumentando os bugs e o índice de
turnover.
O primeiro passo para estimular a inovação, é
"Papinho de TI: Alinhando TI aos negócios" href=
"http://www.profissionaisti.com.br/2009/05/papinho-de-ti-alinhando-ti-aos-negocios/">
deixar a TI alinhada com os objetivos da empresa. Caso a
empresa tenha um planejamento de em um ano faturar mais X, isso
precisa ser comunicado a TI e a TI precisa ter toda a liberdade
de ajudar a empresa a alcançar este objetivo, seja por meio de
novos produtos ou até mesmo pela mudança em processos.
"http://s.profissionaisti.com.br/wp-content/uploads/2015/05/failFast-1024x768.jpg"
alt="failFast" width="1024" height="768">
O segundo e não menos essencial, é o que o mundo ágil
chama de “fail fast succeed faster”, onde é conhecido
que para se chegar ao sucesso, as falhas vão ocorrer e isso é
completamente normal. A empresa precisa parar de
"A busca pelo culpado de um projeto fracassado e o Dilema do Prisioneiro"
href=
"http://www.profissionaisti.com.br/2013/09/a-busca-pelo-culpado-de-um-projeto-fracassado-e-o-dilema-do-prisioneiro/">
encontrar culpados para falhas e dar total confiança e
liberdade para que os profissionais tentem inovar, sem medo de
errar. Na General Eletric, um grupo de funcionários cometeram
um erro em uma aplicação de TI que ocasionou na perda de alguns
milhares de dólares, porém, este erro descobriu uma falha que
poderia causar um dano maior e estes funcionários receberam um
prêmio pelo erro. Muito louco isso não? Mas isso estimula
bastante a inovação, porque assim, os colaboradores não têm
medo de errar na busca do acerto.
E que tal começar a prototipar produtos antes deles serem
efetivamente desenvolvidos? Sabemos que para se ter sucesso,
não basta apenas uma ideia inovadora, é preciso validar esta
ideia. Empresas com HP e outras já perderam dinheiro investido
por achar que uma grande ideia de um produto supostamente
inovador traria muitos lucros. Imagine que sua empresa gaste
tempo e dinheiro em um produto destes e ao colocar o produto no
mercado, ninguém compra a ideia, isso não é nada ágil. Para que
isso não ocorra, faça protótipos e coloque estes protótipos à
prova, validando as hipóteses antes de investir tempo e
dinheiro, assim, com seu protótipo validado, o caminho do
sucesso fica mais palpável.
Até que é bem legal esse lance de ser inovador. Seguindo essa
linha de raciocínio, sua empresa só tem a ganhar. Além de se
tornar inovadora, será ágil e, com certeza, reconhecida no
mercado por ter um bom ambiente de trabalho. Criar uma cultura
disruptiva faz parte da adoção de metodologias ágeis.
“Inovação é fazermos melhor o que fazemos hoje, de forma que
se torne obsoleto.” – Akio Morita, cofundador da Sony
Corporation.
Publicado Originalmente em
"http://www.do-agile.com/como-criar-um-ambiente-inovador-na-sua-empresa"
target="_blank">Do Agile
0 comments:
Post a Comment