Saturday, May 5, 2012

Análise sobre o Concurso da CGU 2012 (45 vagas de TI)

Saudações,

Como este é meu primeiro post, a netiqueta demanda que eu primeiramente deveria me apresentar e explicitar os meus objetivos aqui, perante à comunidade do Portal.

Porém, por conta da publicação do Edital da CGU, um dos mais esperados do ano e órgão no qual sou servidor, vou deixar um pouco a netiqueta de lado e ir direto ao ponto, mas, de todo modo, vocês vão acabar mesmo inferindo a minha missão.

No próximo post, prometo que retomo o “Happy Day”, ok?

Fatos sobre o último Concurso da CGU em 2008:

A CGU chamou praticamente TODO mundo que constava nas listas de aprovados de seus diversos cargos. Foi, inclusive, o primeiro caso de realimento do corte de classificação, só para poder chamar mais gente. Especificamente para o cargo de Infra de TI, faltou gente! E isso, para ganhar quase o mesmo salário de um Auditor da Receita Federal (AFRFB);A CGU, bebê da Administração Pública Federal (APF), vinha sendo considerado um órgão de segunda divisão e, por isso, sempre sofreu com a evasão de pessoal. Porém, com a quase equiparação com os outros Auditores – a qual deve se igualar nos próximos anos – e a sua projeção nacional/internacional no combate à corrupção, ela vem sendo “empurrada” a passos acelerados para a primeira divisão, onde lá estão PF, RFB, AGU…;Ainda, das 250 vagas pedidas nesse novo concurso,  a CGU resolveu dedicar 45 para área de TI, sendo 13 para infraestrutura e 32 para desenvolvimento. E esse número deve crescer, com a tradicional aprovação de 50% a mais de vagas. Necessidade existe, o que pode limitar são questões orçamentárias; Concurso sem surpresas: sempre ESAF, sempre as mesmas disciplinas, mesma distribuição das questões, farta quantidade de provas anteriores (jurisprudência do concurso), etc.  De quebra, você ainda pode estudar pelas provas da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a primã-irmã da CGU, as quais compartilham o mesmo cargo, Analista de Finanças e Controle.Por falar em STN, no último concurso da CGU, aquela secretaria também aproveitou a lista de aprovados da CGU, especificamente da área de TI,  fazendo a fila andar mais ainda;Particularmente… Eu adoro trabalhar na TI da CGU (tem gente que discorda frontalmente). Adoro meus colegas e considero o ambiente intelectual de alto nível. Falta mais governança? Sim, como em todo órgão, mas, definitivamente, estamos correndo atrás, inclusive buscando apoio em especialistas do mercado.

E aí, com essas informações, vocês já conseguem vislumbrar o cenário que vão enfrentar para o Concurso da CGU 2012? Animaram?

Mais informações sobre o concurso estão aqui!

Bons Estudos!

Marcadores: , , ,

0 comments:

Post a Comment