O que é e para que serve um Planejamento de Marketing Digital?
Uma das maiores barreiras que percebo assim que chego em um cliente para realizar uma reunião de apresentação dos serviços da Alpis Consultoria é a dúvida e o receio sobre o ambiente on-line. Tudo é muito novo, o medo do desconhecido assombra qualquer investidor, empreendedor ou gerente. Mesmo que as expectativas e possibilidades sejam muito atraentes.
Por esse motivo é normal que minhas reuniões, após fechamento de contrato, durem, em muitos casos, o tempo de um Curso de Marketing Digital. Já chegamos a fazer reuniões de quase 5 horas de duração para apresentar um projeto que estava sendo elaborado para ir à desenvolvimento. Tudo para garantir a exatidão dos serviços entregues. O cliente não paga e recebe somente o projeto, ele ganha serviços agregados, instruções, conhecimento, a segurança de estar no caminho certo.
Mas de todas as dúvidas que cercam a novidade do mundo digital, uma das que se apresentam mais resistentes é sobre o Planejamento de Marketing Digital. Muitas empresas se quer aplicam Marketing Planejado em seu dia a dia off-line, outras tantas se quer imaginam que existem documentações de apoio, instruções, uma equipe de profissionais para dar suporte a isso – Muitas acham que tudo é Free. Infelizmente, nem a estrutura Off-line da maior parte das empresas no Brasil tem suporte a tal ferramenta de trabalho, quanto mais as novas estruturas On-line… É uma transição de gestão que as vezes se torna complicada por falta de preparo e conhecimento.
Para tentar fazer essa migração de percepção e pensamento ser o mais suave possível, tentamos sanar todas as dúvidas de nossos clientes mantendo canais de atendimento disponíveis para responder e arquivar suas dúvidas, que normalmente são muitas ao decorrer do projeto.
Mas hoje vamos entender um pouquinho do que está por trás do Planejamento de Marketing Digital. Vou tentar resumir em uma estrutura lógica, não falando muito de metodologia, que por sinal, é bastante extensa e intensa.
Um plano de Marketing Digital é um norte para o desenvolvimento de seu negócio, ele se resume em inúmeras folhas de uma documentação que propõe o que há de melhor em investimento e técnicas a serem seguidas. Te orienta como, onde e quando investir.
O planejamento auxilia na percepção da necessidade de quais profissionais ter em uma equipe ou quais são os serviços adicionais necessários para serem contratados a cada etapa do seu empreendimento. Cada empresa tem seu fundo de investimento para ações como essas, algumas conseguem formar equipes próprias, e nós auxiliamos nesse processo, outras necessitam fazer a contratação de serviços e em alguns casos nós mesmos fornecemos esses serviços.
Para compreender melhor, basta imaginar que você tem em mãos um mapa detalhado mostrando de onde você vai partir e onde tem que chegar e no meio do caminho você vai recebendo informações e opções de como executar suas ações.
É impossível não ter percebido o grande valor que o Planejamento de Marketing Digital tem para uma empresa. Afinal, quem não gosta de saber exatamente por onde seguir? Eu costumo dizer que o Planejamento de Marketing Digital é o GPS que falta para muitos empreendedores e gestores. Empresas sem um rumo certo tendem ao fracasso. Não pense que por todas as possibilidades do mundo Digital as empresas estão diminuindo seus fracassos, na verdade, está completamente diferente, a mesma quantidade de falência off-line é para o on-line, principalmente porque as empresas não compreenderam que esse é um cenário promissor, porém, competitivo, exige investimento, profissionalismo e constante qualificação. Não é só entrar e torcer, afinal, será que temos mercados que são conquistados na sorte hoje em dia? Creio que não.
Nós temos por costume desenvolver planejamentos flexíveis, porém, que tenham começo, meio e um fim – em forma de Loop, ou seja, retornando ao inicio e reavaliando as possíveis melhorias para o próximo semestre, ano ou campanha. Tudo depende do modelo de negócio do cliente.
Mas todo planejamento tem suas fases, que são importantíssimas. Se faltarem, não é planejamento.
Nesta etapa verificamos o histórico da empresa ou produto, como também avaliamos os concorrentes e seus históricos, buscamos informações adicionais sobre ambas empresas. Com esse cenário montado pesquisamos e avaliamos perfis de público alvo, como pensam, onde estão, o que fazem e como reagem…
Isso tudo ajuda o profissional a pensar de forma ampla na hora de realmente começar a planejar.
Antes de tudo, ninguém pode planejar sem saber onde quer chegar… Claro, metas inteligentes são sempre bem vindas, de nada adianta querer milhões de acessos com verba curta, não tem como fazê-lo de forma garantida e qualitativa. Lembrando sempre que – Quantidade não é qualidade. Cuidado com os Ruídos Digitais…
Defina suas metas com lógica, capacidade de percepção de cenários comerciais e claro, levando em consideração o seu produto, marca e a qualidade do mesmo.
Tendo um cenário conclusivo, pesquisando a fundo e percebendo suas distinções conseguimos estabelecer metas inteligentes, com o Cenário e a Metas já sabemos onde queremos e podemos chegar. Agora sim, temos a etapa de elaboração do Planejamento.
Esta etapa é um pouco demorada, quase tanto como a pesquisa mais ampla, pois trata de aspectos visíveis e outros somente imaginativos (as metas). É onde procuramos dar sentido e lógica para as futuras ações, que até então não passam de ideias.
Nesta etapa não só ideias são geradas, mas também é pensado em como mensurar tudo isso, nas ferramentas que devem e poderão ser usadas, pensamos no que precisamos fazer e como fazer.
Quando falamos de Internet falamos da amplitude da rede, da comunicação, falamos de escala, de volume também. É importante saber que para alcançar as possibilidades existe a obrigação de desenvolver ferramentas personalizadas para tais tarefas. Muitas ferramentas desenvolvidas hoje em dia são customizáveis, elas não existem por acaso, existem porque a demanda é enorme, afinal – ninguém se destaca sendo igual.
Nesta etapa de Produção entra tudo o que foi planejado para ser suporte, visual e estrutural, para o planejamento. É onde são adquiridas as ferramentas, onde é desenvolvido o Site, Portal, Loja Virtual, LandingPage ou a Rede. É nesta etapa que adicionamos as ferramentas de monitoramento para garantir que tudo estará sendo passível de mensuração. Podendo posteriormente ajustar detalhes da campanha e até mesmo do planejamento. Afinal, trabalhamos com pessoas e pessoas são passíveis de alteração de humor e pensamento, desejo e reação.
O planejamento se dá quando este inicio de trabalho é realizado. Após isso o cliente tem total noção do que tem que ser feito, a documentação entregue também é de suporte posterior, o cliente tem noção da equipe que precisa ou dos serviços que precisa contratar adicionalmente.
Sem planejamento ninguém chega em lugar algum, muito menos quando se refere a Internet. Ambiente onde a competição entre empresas se tornou mais complexo e feroz do que no ambiente off-line.
Espero que esse artigo tenha ajudado você a compreender o que é um trabalho de Planejamento de Marketing Digital profissional.
Um forte abraço, sucesso a todos.
Diretor da Alpis Consultoria.Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.
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