Os principais diagramas da UML – Resumo rápido
Como o próprio título diz, esse post tem como função ser um guia rápido de consulta aos principais diagramas da UML. Serve, principalmente, para você que, como eu, não é lá muito fã de documentação mas precisa fazê-la, mesmo que em trabalhos da faculdade
Clique nas imagens para ampliá-las.
Representa o conjunto de comportamentos de alto nível que o sistema deve executar para um determinado ator. É o diagrama mais simples, e não há necessidade de grandes detalhamentos.
A figura acima ilustra um caso de uso geral, mas é recomendado que eles sejam desenvolvidos para cada cenário. As setas de includes e extends, indicam, respectivamente, obrigatoriedade e opção de se realizar determinada ação.
Representa uma coleção de classes e seus inter-relacionamentos.
Representa um retrato, em tempo de execução, dos objetos do software e seus inter-relacionamentos.
Representa uma coleção de objetos que trabalham em conjunto para atender algum comportamento do sistema.
Representa uma perspectiva, orientada por tempo, da colaboração entre os objetos.
Representa o fluxo de tarefas que podem ser executadas pelo sistema ou por um ator.
Representa um conjunto de estados que um objeto pode estar e os “gatilhos” que estimulam a transição do objeto de um estado para outro.
Representa uma coleção de componentes de software e seus inter-relacionamentos.
Representa uma coleção de componentes e mostra como esses são distribuídos em um ou vários nós de hardware.
Representa uma coleção de outros elementos de modelagem e diagramas.
Artigo postado originalmente em Eu Faço Programas
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