Friday, July 8, 2011

Certificação Profissional vale a pena?

Olá caros leitores!

Decidi escrever este post, após acompanhar algumas discussões que vem ocorrendo na lista itsmf-br (Yahoo). Nesta lista só tem feras como Roberto Cohen, Ricardo Mansur, e outros menos conhecidos (para mim), mas não menos conhecedores quando o assunto é TI.

Comecei de verdade a refletir este post no ônibus voltando para o trabalho após fazer a prova de certificação ISO 20.000 Foundation, o que me deixou muito feliz. Isto foi resultado de muito estudo e dedicação.

Mas ao mesmo tempo em que eu estava cheio de felicidade com o “feito”, comecei a me questionar: “E aí, valeu a pena? O que esta certificação agregará para meu conhecimento? Quanto meu salário vai aumentar por causa disso?”

Para mim, o certificado é apenas a ponta de cima do iceberg, a cereja do bolo. O que me interessa na certificação é o aprendizado que acabo adquirindo sobre o assunto, que considero a parte debaixo do iceberg. O fato de ter que fazer uma prova para validar o conhecimento, me força a dar uma estudadinha a mais, sendo que normalmente não faria isto. Porém, nada ensina mais do que a prática. Não adianta ter a certificação sem a prática. Como diria Confúcio: “Se escuto esqueço, se faço aprendo”.

No processo de seleção para novos colaboradores que participo, ganha ponto quem tem certificação. Porém, após contratado a pessoa precisa render o esperado, caso contrário se torna igual “aos outros”. Resumindo, na minha visão a certificação abre portas e dá um know-how para o profissional. Mas é a prática e os resultados que irão definir qual caminho o profissional irá seguir: do sucesso ou insucesso. As certificações abrem portas, mas é o conhecimento e as habilidades do profissional que manterão estas portas abertas e abrirão outras.

Respondendo a pergunta que eu mesmo fiz: E aí, valeu a pena? O que esta certificação agregará para meu conhecimento? Quanto meu salário vai aumentar por causa disso? Valeu sim, pois foi mais um conhecimento adquirido em Gestão de Serviços em TI além do ITIL, e quando alguém falar em ISO 20.000, vou saber do que estão falando, e em alguns casos serei até referência no assunto pois outros não sabem do que se refere. Aumento salarial por causa disto? Não fiz a certificação esperando um “aumento” em curto prazo. Em longo prazo, este conhecimento adquirido, junto com o esforço do dia-a-dia serei com certeza recompensado.

E você caro leitor, concorda comigo, discorda? Deixe seu comentário!

Um abraço e até mais.

Fonte: Blog Governança de TI

0 comments:

Post a Comment