Saturday, June 4, 2011

Qualidade é obrigação ou diferencial?

Um assunto que realmente me chamou a atenção esses dias num grupo de discussão do qual eu participo, era sobre o que era obrigação do programador e o que não era.

O assunto girava em torno da compatibilidade de sites em todos os navegadores, então uma pessoa disse que ele falava para seus clientes, que se quisessem o site compatível em todos os navegadores teriam que pagar um pouco mais pelo serviço. Isso me chamou a atenção, afinal, em meu ponto de vista, o cliente só paga “um pouco mais” por algum diferencial no produto/serviço que está contratando. Significa então que um site compatível é um diferencial ou a compatibilidade faz parte da qualidade do produto?

Com toda certeza a compatibilidade de site em todos os navegadores é uma obrigação do desenvolvedor. Ninguém contrata um site pra funcionar apenas no firefox e paga uma cota extra pra que ele funcione também no IE, isso é absurdo.

Certa vez em uma palestra, o palestrante disse: o cliente não pode pagar o seu preço, então o que você faz para fazer seu produto compatível ao bolso do cliente? Então uma pessoa da platéia disse bem alto: “Ah eu falava pra ele que ia reduzir um pouco a qualidade e faria mais barato”. O palestrante quase teve um infarto ao ouvir isso, e disse pra nunca, em hipótese alguma “diminuir a qualidade”. Qualidade é o mínimo que se espera ao comprar o seu produto. O correto nesse caso seria dizer ao cliente que encontraria a melhor solução dentro do orçamento do cliente.

Em outra palestra bem engraçada, o palestrante usou como exemplo os cosméticos da mãe dele. Em 1960 a mãe dele usava apenas um sabonete e era tudo. Lavava o cabelo com sabonete e estava tudo bem. Já em 1980 a mãe dele já usava um shampoo e um condicionador. Nos anos 90 apareceram os cremes de cabelo e de rosto e atualmente a esposa dele tem uma infinidade de cosméticos no banheiro que ele nem sabe distinguir uns dos outros. Moral da história? Antigamente a qualidade podia ser seu diferencial, mas o público evoluiu e não quer mais pagar mais caro por algo que funcione bem, isso deve ser obrigação. Quer cobrar mais caro? Tenha diferencial, algo que seu concorrente não tem, algo que nenhum produto da mesma linha do seu tenha.

Um website que funciona bem em todos os navegadores não faz mais que a obrigação dele. Já um website que possui um painel de administração em flex, gráficos de estatísticas em tempo real, redundância de dados e efeitos avançados em jQuery já possui alguma funcionalidade que o difere dos sites feitos pelo concorrente, nesse caso sim o cliente pode ser cobrado a mais, porém é claro, com autorização prévia.

Bom, o que escrevi aqui não se aplica somente à websites, se você leitor trabalha com design gráfico, administração, ou até mesmo, por exemplo, na construção civil, saiba que isso também serve para você. Fazer seu trabalho bem feito não o torna melhor que o concorrente. Fazer mais do que a sua obrigação é que o torna melho.

Fonte: Blog Estilo Fácil

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