Estoque no e-commerce – Fator primordial
Tantos se preocupam com alguns fatores do e-commerce como o marketing digital, gestão de conteúdo, e-mail marketing entre outras formas de divulgação e otimização de uma empresa online, e muitas vezes fica de lado o principal: o produto. Afinal, o objetivo principal é a venda e sem o produto ela não ocorre. Por isso cuidar do estoque é de extrema importância para o sucesso de sua empresa digital. Apesar de ser na internet – um ambiente digital, a empresa precisa de resultados bem reais. Ao fazer o projeto de e-commerce o empreendedor online já deve se preocupar com essa questão.
A forma mais eficaz e segura de administrar o estoque de um pequeno e-commerce é ter um estoque exclusivo, ou seja, apenas daquela empresa, não compartilhado com outras filiais ou que sirva para suprir representantes em caso de ser também a fabricante do produto. Isso garante a entrega dos produtos nos prazos prometidos, dando maior confiabilidade à empresa e evitando que muitas das vendas sejam canceladas – sem falar no ‘buzz’ negativo na Web. Há também muitas vezes a descentralização do estoque, espalhando em vários depósitos, tanto para diminuir os preços de entrega quando para estocar os produtos seguindo critérios de necessidades operacionais – só que para isso a empresa tem que ter um controle rigoroso e pesquisas de mercado inteligentes para conseguir estocar segundo demanda por localidade.
Tornando o fator – estoque compartilhado – cuide para que não ocorra de a loja física e a virtual disputarem os mesmos produtos em estoque. Mesmo com muito controle, cedo ou tarde terá algum problema e isso basta para uma má reputação on-line.
A informatização do estoque é essencial para agilizar o processo de reposição de mercadoria. É muito importante integrar sistema digital e estoque realmente, para que não ocorram erros de informação. O sistema também deve acionar a reposição automática dos produtos quando atingir o estoque mínimo para os fornecedores, assim, nunca faltará produto para vender.
O estoque é muito importante na gestão de e-commerce . O produto precisa chegar no tempo certo e com mínimo de gasto possível. O cliente precisa estar satisfeito com o produto, para novamente comprar em seu e-commerce. É uma forma de otimização de resultados na sua loja virtual e isso é a base para o sucesso!
Respeite seu consumidor: prometeu – entregue no prazo a mercadoria correta e com qualidade.
Abraço a todos.
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