Monday, April 27, 2015

TI: Entre sobrinhos crescidos e garagens oportunistas [parte 01]





Se você não é capaz de compreender a dualidade entre a

operacional e estratégico
facilmente sua

empresa será engolida nos próximos 3 anos.



No cenário nacional muitas empresas ainda vivem na informática

da bolha dos anos 90.

Gerenciam seus dados em planilhas de Excel, se perdem em meio à

papelada, processos burocráticos com fim em si mesmo,

convivendo anos com as mesmas reclamações dos clientes, dos

funcionários, dos gestores que vêem seus clientes e recursos se

esvaindo cada vez mais.



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alt="Google - Da garagem para o mundo" width="638" height=

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Google – Da garagem para o mundo




Vejo muitos administratores reclamando: “nossa equipe de vendas

é um estouro! Mas não conseguimos fidelizar o cliente”.



Um dos segredos é aprender a ouvir as pessoas, isto inclui os

colaboradores e clientes, assim como observar o ecossistema do

negócio e aprender com os próprios erros.



Você agora deve estar se perguntando: E qual a relevância disso

para a TI?



Vejamos o que o Eric Schmidt, presidente do Google pensa:




“alguém, em algum lugar, em uma garagem está mirando nossa

empresa neste momento. Eu sei bem disso, porque há não muito

tempo nós mesmos estávamos em uma garagem. A mudança vem de

onde você menos espera”.




Os Nerds-Zumbis tecnológicos que habitam “as garagens” estão

dedicando quase que integralmente o seu tempo para produzir um

produto que você não esteve disposto a oferecer aos seus

clientes. Eles reiventam mercados e
"Desenvolvimento e criação de Novos Produtos (Stage-Gates)"

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"http://www.profissionaisti.com.br/2015/03/desenvolvimento-e-criacao-de-novos-produtos-stage-gates/">

criam novos produtos baseados em tecnologia, com pouco

ou mesmo nenhum recurso se transformam nos gigantes como

Google, Facebook, Twitter, Uber etc. Eles criam as chamadas

startups, concorrem e disputam concursos para faturar algum

capital-anjo para viabilizar o seu negócio.



Enquanto sua empresa, que está aí no mercado entre 5 a 10 anos,

já com sua cartela de clientes, ainda bate a cabeça com os

“sobrinhos” operacionais que aprenderam a fazer algo, e é tudo

o que fazem.



Muitas vezes por ter o operacional cercado de “sobrinhos” e

falta de sentimento de dono, sua empresa perde, às vezes em um

ano, bem mais dinheiro do que estas startups de sucesso

precisaram para começar.



Não adianta culpar os empregados dizendo que eles não fazem

grandes coisas. Afinal, quem os contratou?



As pessoas querem ser bem sucedidas, ganhar de acordo com suas

qualificações e experiências, mas acima de tudo querem ser

agentes transformadores, ter poder em vários aspectos e

encontrar uma chance real de crescimento de carreira e ter

qualidade de vida. Dificilmente existe 

"Seja um profissional melhor, pense fora da caixa!" href=

"http://www.profissionaisti.com.br/2012/11/seja-um-profissional-melhor-pense-fora-da-caixa/">alguém

que pense fora-da-caixa que não se enquadre em algumas das

características acima.



Se você fingir que dá algum desses benefícios aos seus

empregados, eles continuarão com a mente selada feito leite em

pó dentro de uma lata – inertes, sem reação.



Além disso, como administrador/empresário, é preciso

identificar aonde a TI é custo e onde é investimento

estratégico.



Continua no próximo artigo…



Enquanto isto deixo uma sugestão para leitura:




"http://genius.com/Marc-andreessen-why-software-is-eating-the-world-annotated"

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"_blank">http://genius.com/Marc-andreessen-why-software-is-eating-the-world-annotated
Versão

traduzida: 

"_blank">http://bit.ly/1DwkMaU




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