Friday, November 11, 2011

O valor do relacionamento x preço de produto

Mais uma para a série de erros simples que acontecem constantemente nesse mercado – o apostar no produto e não no relacionamento.

Digamos que deram uma roupagem tecnológica a forma mais antiga de se fazer negócios, o anúncio finalizando em vendas, sem relacionamento.

Sim, apesar de tanto conteúdo, de tantos profissionais disponíveis para orientar e até mesmo de tanto investimento em marketing as empresas estão errando no relacionamento. É necessário entender que marketing digital como adWords, campanhas de banners patrocinados ou e-mail marketing não bastam – isso não é relacionamento, é somente exposição – que por sinal é muito importante também.

Gostaria de trazer a tona esse assunto que parece não ter fim, mas fica a dúvida – não tem fim por questões de aplicação ou por preguiça e falta de maturidade de alguns gestores em criar relacionamento duradouro?

Claro, que de acordo com o tipo de empresa é importante ter foco nas duas coisas por valores iguais, portanto, isso só serve para empresas com único produto, prestadores de serviços é um exemplo. Porém, mesmo assim é necessário relacionamento e nunca deixá-lo menos valorizado do que o produto. Não é somente preço que faz vender, não é somente a beleza do produto – isso é vender no ambiente físico, no on-line o apelo deve ser baseado em relacionamento.

Relacionamento é a moeda de troca para o mercado que estamos migrando a passos largos, quanto mais digital o mercado se tornar mais necessário se fará o uso do bom relacionamento, a confiança só se faz com um relacionamento positivo. Se você quer sair da corda bamba em e-commerce – Tenha um bom relacionamento com seu público alvo e atuais clientes.

Relacionamento não está somente em Social Media, você tem que entender que estamos discutindo aqui um relacionamento geral e não a utilização de algumas ferramentas que facilitam esse processo. Relacionamento com o cliente é desde o conteúdo gerado para descrever o seu produto de forma mais simples e objetiva, fazer vídeos demonstrativos para facilitar a vida do seu público, levar informações úteis como também o relacionamento puro como por exemplo, multicanais de atendimento (Chat, telefone, e-mail…), social media, blog e outros…

Relacionamento com clientes eu defino de uma forma mais abrangente, creio que não é só em conversas diretas que o relacionamento se faz presente. Identifico relacionamento como sendo a forma de iniciar uma interação ou facilitar um processo.

O fato de facilitar a vida de um cliente, seja no ato da compra ou seja no atendimento já é uma forma de relacionamento positivo. Entenda que o processo e relacionamento está ligado desde o ponto quando você se mostra para o cliente em um link patrocinado, banner ou qualquer outra mídia até ao pós-venda que você realiza, seja isso uma pesquisa de satisfação ou qualquer coisa do tipo.

Mas, infelizmente algumas empresas estão apostando em produtos e não relacionamento – uma briga desenfreada por preços e somente preço – o produto não tem o valor específico, humano, sentimento, um valor de relacionamento com a marca. Nem mesmo aquelas feirinhas de esquina, onde se grita o tempo todo para chamar atenção estão deixando de ter um relacionamento, cedo ou tarde a voz ficará rouca e o grito não mais tão potente, portanto se manter um bom relacionamento mesmo que a voz emudeça os clientes saberão a localização exata do produto e da barraquinha onde sempre tiveram um bom relacionamento.

Pense nisso.

Sucesso a todos, um forte abraço.

Luiz Castro Jr.
alpisconsultoria.com

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