Wednesday, February 9, 2011

SEO – A importância dos links internos


*Por Erick Formaggio

Na hora de otimizar um site, muita gente se preocupa em conseguir links externos, para aumentar o link popularity e consequentemente o pagerank, escrevendo bons conteúdos para que sejam referenciados fora do site. No entanto, é importante também dar atenção à estrutura interna de links. Alguns livros de otimização de sites, bem como as guidelines dos mecanismos de busca, recomendam boas ligações tanto dentro quanto fora do site, pois é uma forma adequada de conseguir que os robôs dos mecanismos de busca acessem e consigam navegar pelas páginas do site. Os links internos também são importantes para ajudar a identificar a relevância de uma determinada página.

Dicas importantes sobre os links internos e Landing Pages

Ao editar páginas sobre um determinado assunto e elegê-la como página mais importante sobre o tema dentro do site, provavelmente essa será a landing page relacionada a este assunto, o que faz com que o robô do mecanismo de busca também entenda isso. Uma estratégia que pode contribuir para que isso aconteça é: ao falar em algum outro lugar do site sobre o assunto, referencie essa página, trate-a com a maior importância.

Exemplo de estrutura de links internos

Usaremos a seguir o exemplo de um site de uma empresa de consultoria que atua nas áreas financeira, jurídica e contábil. Na estrutura do site, a página que trata sobre “consultoria financeira” possui a seguinte URL:

www.nomempresa.com/consultoria-financeira

Essa página possui o conteúdo principal sobre o tema, onde explana o serviço, assim como outras informações úteis sobre “Consultoria Financeira”.

Nas outras páginas do site, em sua área de notícias e no blog interno dos consultores da empresa, sempre que o serviço for mencionado, um link para a respectiva página pode ser feito.

Dessa forma, o mecanismo pode entender que essa é a página mais importante relacionada a este tema e considerá-la relevante também para resultados de busca, relacionando o tema à página.

Perceba, na imagem acima, que as outras páginas apontam para a página do serviço quando o mencionam e alguns links externos (oriundos de outros websites) também. O link externo pode ser de alguma notícia relacionada ao serviço, que a assessoria de imprensa da empresa publicou em outro site.

* Erick Formaggio é gerente de SEO da Cadastra (www.cadastra.com.br), agência de Search Engine Marketing focada em Performance online

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