Sunday, May 29, 2011

Overview de Qualidade de Software

O conceito de qualidade de software é muito extenso e vai muito além de ter problemas ou os populares “bugs”, existem muitos fatores determinantes para a qualidade de um software, o principal como em qualquer segmento é “atender as necessidades do cliente”. Trato neste artigo principalmente sobre qualidade de processos, mas afinal para que serve um processo?

Um processo é um conjunto de atividades que devem ser feitas para chegar a uma meta. Atualmente qualidade de processo tem Sido preocupação de empresas que visam crescimento, aumento do número de clientes e consequentemente de trabalho. O que acontece em uma empresa sem processos é que as coisas são feitas “conforme a cabeça do desenvolvedor”, não é seguida uma linha de trabalho ou mesmo de raciocínio coletivo, o que ocasiona uma certa confusão.

Melhorar processos atingindo uma qualidade de processos é fator altamente determinante para a qualidade do produto, eu disse altamente determinante e não garantia de qualidade de produto. Buscar um caminho é o primeiro passo para uma empresa que pretende organizar seus processos. Escolher um guia, como o CMMI, por exemplo, saber aonde esta, aonde o mercado esta e aonde quer chegar, para a partir dai poder caminhar. “Quando não se sabe para onde esta indo, qualquer lugar serve”.

Uma empresa sem controle de processo enfrenta algumas dificuldades, como o improviso pelos profissionais de gerencia que vivem basicamente “apagando fogo”, os profissionais da empresa acabam não confiando em processos e aí mesmo o que tiver documentado não é seguido por não verem motivos para seguir e muito do conhecimento da empresa fica apenas na cabeça de um ou outro profissional, sendo que no momento que este se ausenta a empresa tem grandes prejuízos e dificuldades. Enquanto que uma empresa com processos bem controlados as equipes trabalham com apoio da alta gerencia, os profissionais seguem os processos, a qualidade de produto e processo é avaliada com métricas exatas e a empresa sabe bem em que tecnologias investir tratando-se de hardware e software.

Hoje a qualidade de processos já tem sido usada inclusive como marketing para algumas empresas. O fato é que grandes potências já aceitam como fornecedores apenas empresas com seus processos certificados, vejo este ponto como positivo pois incentiva o empreendedor a qualificar seus projetos e cria uma visão critica do cliente, que vem a valorizar as empresas que investem e visam sempre a qualidade.

Na empresa que você trabalha, como é o controle de processos? Compartilhe suas experiências (sem citar nomes, claro).

Referências:

TQC – Controle da Qualidade Total – Vicente Falconi CamposQualidade de Software – Andre Koscianski   Michel dos Santos SoaresEngenharia de Software – Ian Sommerville

0 comments:

Post a Comment