Thursday, September 15, 2011

Imagens para lojas virtuais não é mais diferencial – é obrigação

Muitos anos atrás se falava em e-commerce, lojas virtuais, ganhar dinheiro na internet e outras coisas do gênero de uma forma relaxada – quase que uma corrida contra o tempo. Quando tudo está no começo realmente é algo que se atira sem mira, em alguns aspectos errar é até considerável, é necessário tentar. Isso era comum quando se falava em lojas virtuais – ainda é – mas agora não por inexperiência e sim por teimosia, pois conteúdo já tem aos montes e pessoas capacitadas pelo menos no básico não está tão difícil de se encontrar.

Como sempre costumo falar: não adianta economizar se vai acabar deixando algo a desejar. Quer gerar lucro, faça o necessário!

Fotos de produtos para lojas virtuais são 30% da venda. O restante é marketing, é atendimento e outras formas de facilitar que o consumidor encontre sua loja. Lembre-se de que uma das grandes dificuldades de se vender qualquer produto em lojas virtuais é a limitação do contato direto com o produto, não temos então o tato, o olfato e nem a interatividade constante como em lojas físicas, mas, podemos amenizar isso com boas imagens, vídeos e porque não imagens 3d dos produtos.

Descrição do produto é importante, porém, muitos não as lêem tornando-as hoje uma forma de aumentar a relevância em SEO, não mais como atrativo para vendas. É importante citar que vídeos estão sendo utilizados para substituir as descrições em textos.

Usabilidade no carrinho de compras só funciona se o cliente clicar em comprar. Precisa criar o desejo de compra, se não o trabalho de facilitar o finalizar da compra é inútil.

E-mail Marketing é essencial, mas sem boas imagens não há como gerar interesse, não é só preço que atrai, e fazer guerra de preço não é caminho para o sucesso, dependendo do poder econômico da empresa pode ser até o caminho para a falência.

Portanto, preste atenção em como você está aproveitando o efeito estimulante das imagens. Suas imagens podem estimular positivamente ou negativamente, isso é o reflexo de como você cuida do seu negócio.

Não é caro ter qualidade em imagens de produtos em alta resolução e bem tratadas no Photoshop. Não mesmo.

Dependendo do tamanho ou variedade de produtos um Studio poderá custar aproximadamente R$3.000,00, isso incluindo máquina, iluminação, base, fundo e suportes.

Logicamente você precisará de computadores que sejam adequados, não faça seus profissionais sofrerem com aquelas máquinas ultrapassadas que demoram uma eternidade somente para abrir o programa de edição ou carregar imagens. Não custam caro, por R$1.500,00 você consegue comprar computadores com configurações ideais para efetuar o trabalho, isso incluindo um monitor de 21,5 polegadas LED para mais qualidade na edição das imagens, monitores ruins podem interferir na qualidade final de sua imagem.

Por fim, não deixe de investir no profissional que fará esse trabalho, tanto no fotógrafo como no editor, trate-os como profissionais (mesmo que sem muita experiência) – respeito traz respeito, investimento traz investimento e compromisso por parte do funcionário. Treinar funcionários ainda é a forma mais segura de ter qualidade.

Um grande abraço a todos, sucesso.

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