Tuesday, May 31, 2011

Saiba mais sobre o Sistema de links patrocinados do Google (Básico)

Na década de 90 existia no mercado o CPM que, de acordo com Sobre.com, é um sistema de cobrança nos sistemas de publicidade online onde o anunciante paga sempre que o anúncio é publicado, independentemente de ser clicado ou não.  Porém, no final desta década Bill Gross pensou numa maneira de divulgação na qual os anunciantes pudessem pagar apenas pelas visitas efetivas ao site e fundou a GoTo, a empresa que lançou o sistema de links patrocinados no mercado. Em 2003, já com o nome de Overture, a empresa foi adquirida pelo Yahoo por US$ 1,6 bilhão. O Google, por sua vez não tardou em lançar o Adwords.

O sistema de links patrocinados foi inicialmente criado para que os anúncios fossem expostos nos resultados dos sites de busca,  porém, logo descobriu-se que poderiam divulgar isso de uma forma ainda maior expondo os mesmos em qualquer website encontrado na internet, então para a publicação de anúncios nestes sites surgiu o Google Adsense. O resultado deste modelo genial é que os anunciantes são captados pelo Google Adwords e seus anúncios são publicados na rede de parceiros através do Google Adsense.

Funcionamento do Programa Adsense

O Adsense é baseado na negociação com 3 parceiros, sendo eles:

Anunciante: Quem deseja trazer visitas para seu site. Efetua cadastro no Google Adwords e através dele insere os anúncios que serão publicados na rede de parceiros. Para este serviço é cobrado um valor por clique.Google: Oferece a tecnologia para a exposição dos anúncios com o menor trabalho possível para as partes. Faz revisão e aprova anúncios, além de localizar na rede parceiros que tenham conteúdo relacionado.Editor: Concede espaço para o Google em seu site. Para que seja possível fazer isso é necessário que o Editor se cadastre no Google Adsense, escolher os tipos de anúncios e colocar os códigos nas páginas necessárias.

É possível perceber que através disso, temos a disposição um serviço que serve para situações diferentes, porém, todos interligados.

Através do Adwords é possível lançar links patrocinados, efetuando pagamento por clique para isso. Já com o Adsense é possível auxiliar na divulgação destes links e o melhor disso é que o Google ainda pagará para você fazer isso. Outra questão que vale a pena ressaltar é que o Google realmente garante a qualidade do seu serviço portanto não vale a pena tentar tirar vantagens inapropriadas destes recursos, pois isso resultará no cancelamento e bloqueio de sua conta.

Bom, é apenas um overview para quem está inicianco na área. Recomendo buscar mais conteúdos relacionados no próprio Google.

Foto de Gap AdWords / Consultoria e Gereciamento de Links Patrocinados

0 comments:

Post a Comment